A ampliação do acesso à literatura afro-brasileira é um “cam...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2087362 Atualidades
A ampliação do acesso à literatura afro-brasileira é um “caminho sem volta”, na avaliação da fundadora e presidente da Casa Poéticas Negras, Angela Damasceno. O Jabuti, por exemplo, homenageou a escritora, filósofa e ativista do antirracismo, Sueli Carneiro, e, na Flip, houve, pela primeira vez na história, uma homenagem a uma mulher negra, Maria Firmina dos Reis. Ela é considerada a primeira romancista negra do Brasil.
(Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br. Acesso em: 20/12/2022.)
No que tange à literatura brasileira, assinale a afirmativa INCORRETA. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Sobre literatura brasileira buscamos a alternativa incorreta.

A) Dada a enorme importância da economia açucareira na Bahia são poucas as manifestações literárias locais que não possuem alguma ligação com essa referência.

B) Surgidos no final da década de 70 ainda durante a ditadura militar os cadernos negros foram um coletânea de grande importância tanto no período quanto posteriormente.

C) Justamente pelo contrário, as influências demográficas da população descendente de africanos não se materializaram em influências culturais e sobretudo literárias da mesma  proporção. Justamente por isso temos políticas afirmativas como a Lei 10639 que determina o ensino da História e cultura africana e afro-brasileira no ensino fundamental e médio com o objetivo de abrir caminhos para gradativamente reduzir esse problema. 

D) Uma das obras mais importantes do período adaptado para o cinema e traduzido em vários idiomas. 

GABARITO DO PROFESSOR: C


Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

gab: C

Professor pra comentar não tem.

Atualidades = saber geografia e história do mundo todo

Os negros não vieram para o Brasil na condição de imigrantes (como os italianos, alemães, japoneses...) e sim como pessoas escravizadas.

Bastava saber que não tem nenhuma dominação cultural de literatura afro, dos clássicos mais famosos apenas o Machado de Assis é pardo/negro.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo