Acadêmico, cursando graduação em Farmácia, 22 anos, deixou...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1891934 Psiquiatria
Acadêmico, cursando graduação em Farmácia, 22 anos, deixou a faculdade em razão do comportamento ritualístico incapacitante. Ele abandonou a higiene pessoal, porque os rituais compulsivos que tinha de empreender durante o banho ou a limpeza consumiam tanto tempo que ele não conseguia fazer mais nada. Banhos quase contínuos diminuíram para nenhum banho. Ele parou de cortar e lavar os cabelos e de fazer a barba, escovar os dentes e mudar de roupa. Raramente deixava seu quarto e, para evitar rituais associados com o banheiro, defecava em papel-toalha, urinava em copo descartável e armazenava os dejetos no armário. Ele se alimentava, apenas, tarde da noite, quando sua família estava dormindo. Para conseguir comer, ele tinha de exalar o ar completamente, fazer muitos barulhos sibilante, pigarrear e tossir e, então, enchia a boca com o máximo de comida possível enquanto nenhum ar estivesse em seus pulmões. Ele comia somente uma mistura de manteiga de amendoim, açúcar, achocolatado, leite e maionese. Todos os outros alimentos, ele os considerava contaminadores. Quando caminhava, dava passos muito curtos nas pontas dos pés enquanto olhava sempre para trás, verificando e verificando novamente. De vez em quando, ele corria sem sair do lugar. Ele retirava o braço esquerdo da manga da camisa como se fosse deficiente e sua camisa fosse uma tipóia” (Barrow & Durand, 2011). Sobre o referido caso, marque (V) para as afirmativas Verdadeiras e (F) para as Falsas. 

( ) Trata-se de um caso de transtorno obsessivo-compulsivo grave, caracterizado por interferir de modo significativo na rotina normal do indivíduo, no desempenho ocupacional, nas atividades habituais e nos relacionamentos.
( ) O ato compulsivo é uma forma eficaz de reduzir a ansiedade associada aos pensamentos obsessivos.
( ) Trata-se de um caso de fobia social em que há evitação de situações sociais.
( ) Obsessões são pensamentos, imagens ou impulsos intrusivos e sem sentido que um indivíduo tenta eliminar ou suprimir.
( ) Psicocirurgia é um tratamento radical para casos como este que envolve lesão cirúrgica no feixe cingulado.
( ) A maioria dos pacientes como Richard levam suas queixas a médicos não psiquiatras.

Marque a opção que apresenta a sequência CORRETA:
Alternativas