Um senhor vai ao médico por um problema de estômago que o i...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1277148 Português
Um senhor vai ao médico por um problema de estômago que o incomoda há um tempo. O médico lhe diz: -Tome esta medicação pela manhã, pule um dia e assim por diante. Fará isso por uma semana, depois volte aqui. Tenho a certeza de que ficará bom. Três dias depois o homem volta ao médico com grandes olheiras, cara de cansaço e 5 quilos mais magro. O médico, assustado, pergunta o que houve. -Doutor, pensei que fosse morrer. -O remédio lhe fez mal? - Não, o remédio foi ótimo! Mas pensei que fosse morrer de tanto pular!!! (Travaglia, Luiz Carlos. Homonímia, mundos textuais e humor. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 41-50, 1995. ISSN/ISBN: 01026267)
O efeito cômico deste diálogo se deve a um tipo de:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito: D

✓ -Tome esta medicação pela manhã, pule um dia e assim por diante. Fará isso por uma semana, depois volte aqui. Tenho a certeza de que ficará bom. Três dias depois o homem volta ao médico com grandes olheiras, cara de cansaço e 5 quilos mais magro. O médico, assustado, pergunta o que houve [...] - Não, o remédio foi ótimo! Mas pensei que fosse morrer de tanto pular!!!

➥ O médico usou o verbo "pular" com o sentido de omitir algo (omitir um dia, não tomar o medicamento nesse dia omitido). O paciente entendeu o verbo em seu sentido literal (dar um pulo). Temos homônimos perfeitos: apresentam grafia e pronúncia iguais, mas significados diferentes, outros exemplos: Casa (lar, moradia) / Casa (forma do verbo casar); Janta (refeição) / Janta (forma do verbo jantar); Cedo (advérbio) / Cedo (forma do verbo ceder); Livre (liberto, solto) / Livre (forma do verbo livrar); Lima (ferramenta) / Lima (forma do verbo limar); Manga (fruta) / Manga (parte da camisa) / Manga (forma do verbo mangar), etc.

➥ FORÇA, GUERREIROS(AS)!!

(Travaglia, Luiz Carlos. Homonímiamundos textuais e humor. Organon, Porto Alegre, v. 9, n. 23, p. 41-50, 1995. ISSN/ISBN: 01026267)

Teria como ser mais escancarado do que isso?

CUIDADO

A questão não possui gabarito, o comentário do colega Arthur Carvalho é absurdo e apenas justifica o gabarito da banca.

O efeito cômico do texto é construído com base na ignorância/ingenuidade do homem, que, diante do imperativo "pule um dia", leva a ordem ao pé da letra, realizando a ação física de pular durante um dia inteiro.

Temos uma mesma palavra, o verbo pular, empregada pelo médico com sentido de "desconsiderar", "saltar um dia" e entendida pelo paciente com sentido de "saltar", "realizar o movimento físico do salto". Embora o médico a utilize em um sentido coloquial, não há que se falar em palavras diferentes.

Todas as assertivas oferecidas pela banca nos trazem conceitos aplicáveis quando temos dois termos diferentes, similares ou opostos. Poderíamos, ainda que não seja o ideal, falar em polissemia, mas a banca não traz essa opção.

A questão não possui gabarito.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo