Em relação aos tipos de poluição e seus agentes causadores,...
Poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente por emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é uma causadora desse tipo de poluição (1ª parte). A poluição das águas caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos. É causada pelo derramamento indevido de esgotos, pela poluição das bacias hidrográficas, já que, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água. O derramamento ou vazamento de petróleo não tem relação com esse tipo de poluição (2ª parte). A poluição dos solos ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afetando as atividades econômicas e também o ambiente ao seu redor. Uma das principais ocorrências são os lixos armazenados em aterros sanitários, gerando a produção de um líquido tóxico chamado cloro, que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático (3ª parte).
A sentença está:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a A - Correta somente em sua 1ª parte.
Vamos entender cada parte da sentença e como ela se relaciona com os tipos de poluição e seus agentes causadores:
1ª parte: Poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente por emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é uma causadora desse tipo de poluição.
Essa parte está completamente correta. A poluição atmosférica realmente envolve a emissão de poluentes tóxicos no ar, que podem ser originados de indústrias e veículos. A queima de combustíveis fósseis, como petróleo e carvão mineral, é uma das principais causas desse tipo de poluição.
2ª parte: A poluição das águas caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos. É causada pelo derramamento indevido de esgotos, pela poluição das bacias hidrográficas, já que, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água. O derramamento ou vazamento de petróleo não tem relação com esse tipo de poluição.
Aqui é onde encontramos um erro. A primeira parte dessa afirmação está correta ao descrever a poluição das águas, mas a última frase está incorreta. O derramamento ou vazamento de petróleo tem, sim, relação direta com a poluição dos recursos hídricos, afetando especialmente mares e oceanos.
3ª parte: A poluição dos solos ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afetando as atividades econômicas e também o ambiente ao seu redor. Uma das principais ocorrências são os lixos armazenados em aterros sanitários, gerando a produção de um líquido tóxico chamado cloro, que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático.
Esta parte contém um erro conceitual. Enquanto a explicação sobre a poluição do solo e a contaminação por substâncias tóxicas está correta, o líquido gerado nos aterros sanitários não é chamado de "cloro". Na verdade, o nome correto do líquido tóxico é chorume, não cloro.
Portanto, a sentença está correta somente em sua primeira parte, justificando a alternativa A como a correta.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
RESPOSTA A
>>Poluição atmosférica envolve a poluição do ar em geral, causada principalmente por emissão de poluentes tóxicos pelas chaminés das fábricas e também pelo escapamento dos veículos. A queima de combustíveis fósseis, tais como o petróleo e seus derivados, além do carvão mineral, é uma causadora desse tipo de poluição (1ª parte).
>>A poluição das águas caracteriza-se pela degradação dos recursos hídricos, resultando na poluição de lagos, rios, córregos e também dos mares e oceanos. É causada pelo derramamento indevido de esgotos, pela poluição das bacias hidrográficas, já que, durante as chuvas, o lixo é conduzido até o leito dos cursos d'água. O derramamento ou vazamento de petróleo não tem relação com esse tipo de poluição (2ª parte).
>>A poluição dos solos ocorre através da contaminação ou poluição generalizada dos solos, afetando as atividades econômicas e também o ambiente ao seu redor. Uma das principais ocorrências são os lixos armazenados em aterros sanitários, gerando a produção de um líquido tóxico chamado cloro chorume, que penetra no subsolo e pode alcançar até o lençol freático (3ª parte).
#IBAMA
Outro erro na terceira é que os aterros sanitários devem ser impermeabilizados e o chorume não deve penetrar no solo, sendo encaminhado para tratamento. Nos "lixões" entretanto...
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo