Considerando o título atribuído ao texto e sua estrutura lin...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q3194733 Português
Texto para responder à questão.


Geração Z está perdendo uma habilidade que temos há 5,5 mil anos: 40% estão perdendo a fluência na comunicação

     As inovações digitais estão fazendo com que a Geração Z abandone não apenas a capacidade de escrever, mas também o conhecimento básico para se expressar com maior clareza. A dúvida se faz parte da transformação que a sociedade vive ou se é um problema da Geração Z que deve ser enfrentado preocupa os especialistas. O fato é que a Gen Z está perdendo o que a humanidade veio desenvolvendo há 5.500 anos.

     De acordo com diversos estudos e depoimentos de professores de diversas universidades coletados pelo jornal turco Türkiye Today, os jovens da Geração Z ficaram tão acostumados a usar teclados que acabaram “entrando em choque” ao saltar da escrita digital para a tradicional. Como qualquer habilidade que é lentamente perdida pelo não uso, os alunos agora demonstram uma perda considerável na caligrafia, muitas vezes torta na página e exibindo uma letra inelegível.

    Um estudo realizado na Universidade de Stavanger, na Noruega, mostrou que, em apenas um ano focando exclusivamente na escrita digital, 40% dos alunos perderam fluência na escrita manual. Porém, os responsáveis pelo estudo garantem que ter uma “caligrafia ruim” ou ficar mais cansado do que o necessário ao escrever no papel não é o pior que pode acontecer por conta da digitalização.

   Motivados pelo uso das redes sociais como meio de comunicação, os alunos, muitas vezes, evitam frases longas ou não conseguem construir parágrafos significativos. A Gen Z não só tem mais dificuldade em escrever e se comunicar de forma eficaz, mas independentemente de fazê-lo manualmente ou com teclado, não consegue criar parágrafos com frases independentes, o que torna mais caótico e difícil a tentativa de compreensão de seus textos.

    A boa notícia é que a capacidade de síntese para tentar explicar qualquer conceito em menos de dez palavras melhorou significativamente, mas a longo prazo torna o aprofundamento em tópicos mais complexos especialmente difícil para eles. Entre a perda de certas normas ortográficas e a capacidade de estruturar corretamente o que pretendem transmitir, a preocupação com o caminho que a escrita tomará à medida que a tecnologia continua a crescer é, cada vez mais, uma realidade tangível.


(Viny Mathias. IGN Brasil. Disponível em: https://www.msn.com. Acesso em: dezembro de 2024.)
Considerando o título atribuído ao texto e sua estrutura linguística, é possível afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

"está perdendo" e "estão perdendo"

A banca afirma que "o centro do núcleo verbal" é ocupado por uma forma invariável.

Em qualquer locução verbal, temos verbo auxiliar (ou verbos auxiliares) e verbo principal, ao que parece, o que a banca chama de "forma invariável" é justamente o verbo principal dessas locuções acima, ou seja, o gerúndio "perdendo".

Assim, temos que:

FORMA INVARIÁVEL = PERDENDO

NÚCLEO VERBAL = LOCUÇÃO VERBAL

CENTRO DO NÚCLEO VERBAL = VERBO PRINCIPAL DA LOCUÇÃO VERBAL.

Portanto, podemos reescrever assim:

As expressões “está perdendo” e “estão perdendo” demonstram que O VERBO PRINCIPAL DAS LOCUÇÕES VERBAIS é ocupado pelo termo "perdendo".

Essa banca está claramente absorvendo influência da FGV, querendo bancar a difícil, criando questões com enunciados genéricos que dizem sem dizer muito.

errei

fui de - b

sem + nem -

a consulplan pesa a mão à toa.

A alternativa correta é:

C) Diante do emprego da expressão 40%, o emprego da forma verbal “estão” é considerado informal.

A expressão "40%" pode concordar tanto no singular quanto no plural, dependendo do enfoque dado:

  • Se a referência for ao percentual como um todo, o verbo pode ficar no singular:
  • 40% da população está preocupada com o problema.
  • Se a referência for aos indivíduos dentro do grupo, o verbo pode ir para o plural:
  • 40% dos alunos estão insatisfeitos com as aulas.

No título, "40% estão perdendo a fluência na comunicação", a concordância no plural é comum na linguagem falada e jornalística, mas na norma culta seria preferível o singular, pois "40%" está funcionando como um núcleo quantitativo.

  • A) Todas as formas verbais empregadas estabelecem concordância com o mesmo referente.
  • No texto, há diferentes sujeitos e concordâncias verbais, como “A Gen Z está perdendo” e “40% estão perdendo”. Ou seja, há variação na concordância.
  • B) A escolha do tempo verbal na estruturação do título indica o momento exato da enunciação.
  • O presente do indicativo pode indicar uma ação atual, mas também pode ter valor durativo, sem necessariamente indicar um momento exato.
  • D) As expressões “está perdendo” e “estão perdendo” demonstram que o centro do núcleo verbal é ocupado por uma forma invariável.
  • O verbo "perdendo" está no gerúndio, mas o núcleo verbal é flexionado (“está” e “estão”), ou seja, há variação.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo