Sobre alguns conceitos relativos à conservação ambiental, n...
(1) Preservação. (2) Recurso ambiental. (3) Conservação in situ. (4) Recuperação. (5) Corredor ecológico.
(---) Consiste na atmosfera, nas águas interiores, superficiais e subterrâneas, nos estuários, no mar territorial, no solo, no subsolo, nos elementos da biosfera, na fauna e na flora. (---) Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação que possibilitam, entre elas, o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais. (---) Conservação de ecossistemas, habitats naturais e manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características. (---) Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção em longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais. (---) Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é: B - 2 - 5 - 3 - 1 - 4.
Vamos entender o motivo dessa alternativa estar correta e os conceitos envolvidos:
(2) Recurso ambiental: Consiste na atmosfera, nas águas interiores, superficiais e subterrâneas, nos estuários, no mar territorial, no solo, no subsolo, nos elementos da biosfera, na fauna e na flora.
Os recursos ambientais englobam todos os elementos naturais que podem ser utilizados pelo ser humano para diversas finalidades, como água, solo, flora e fauna.
(5) Corredor ecológico: Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação que possibilitam, entre elas, o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais.
Os corredores ecológicos são essenciais para conectar fragmentos de habitat, permitindo o movimento e a migração de espécies, garantindo a sobrevivência e a diversidade genética.
(3) Conservação in situ: Conservação de ecossistemas, habitats naturais e manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características.
Conservação in situ refere-se à preservação de espécies em seus habitats naturais, garantindo que as condições naturais que sustentam essas espécies sejam mantidas.
(1) Preservação: Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção em longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais.
A preservação envolve ações e políticas que visam proteger os recursos naturais de forma integral, mantendo os processos ecológicos intactos e evitando qualquer tipo de exploração.
(4) Recuperação: Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original.
A recuperação busca restaurar um ecossistema ou população degradada, devolvendo-lhe funcionalidade e sustentabilidade, mesmo que isso não signifique voltar à condição original.
Esse tipo de questão exige um bom entendimento dos conceitos de conservação ambiental e suas aplicações práticas. Cada definição deve ser bem compreendida para que a associação correta com os termos seja feita. Estude bem as definições e exemplos práticos de cada conceito para melhorar seu desempenho em questões similares!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gabarito letra B
2 - 5 - 3 - 1 - 4.
(---) Consiste na atmosfera, nas águas interiores, superficiais e subterrâneas, nos estuários, no mar territorial, no solo, no subsolo, nos elementos da biosfera, na fauna e na flora. (2) Recurso ambiental.
(---) Porção de ecossistemas naturais ou seminaturais, ligando unidades de conservação que possibilitam, entre elas, o fluxo de genes e o movimento da biota, facilitando a dispersão de espécies e a recolonização de áreas degradadas, bem como a manutenção de populações que demandam, para sua sobrevivência, áreas com extensão maior do que aquela das unidades individuais. (5) Corredor ecológico.
(---) Conservação de ecossistemas, habitats naturais e manutenção e recuperação de populações viáveis de espécies em seus meios naturais e, no caso de espécies domesticadas ou cultivadas, nos meios onde tenham desenvolvido suas propriedades características. (3) Conservação in situ.
(---) Conjunto de métodos, procedimentos e políticas que visem à proteção em longo prazo das espécies, habitats e ecossistemas, além da manutenção dos processos ecológicos, prevenindo a simplificação dos sistemas naturais. (1) Preservação.
(---) Restituição de um ecossistema ou de uma população silvestre degradada a uma condição não degradada, que pode ser diferente de sua condição original. (4) Recuperação.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo