Há uma perspectiva histórica de que a Segunda Guerra Mundial...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1184584 História
Há uma perspectiva histórica de que a Segunda Guerra Mundial, não foi mundial inicialmente, isto é, foi a junção de duas guerras: 1ª Guerra Asiática – Japão invadiu a Manchúria em 1931; 2ª Guerra Europeia – Alemanha invadiu a Polônia em 1939. Nenhum desses conflitos tendeu tomar proporções mundiais, mas alguns fatores decorrentes no período “entreguerras” explicam o motivo dessa proporção. 
Assinale a alternativa CORRETA a respeito de alguns fatos do período “entreguerras” que contribuíram para a Segunda Guerra Mundial: 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: A

No período que se seguiu após a Primeira Guerra Mundial, conhecido como "entreguerras", houve uma série de eventos cruciais que pavimentaram o caminho para a eclosão da Segunda Guerra Mundial. A devastação generalizada deixou as nações envolvidas extremamente enfraquecidas e abalou profundamente o panorama geopolítico internacional.

Com o Tratado de Versalhes, a Alemanha foi considerada a principal responsável pelo conflito e, como consequência, foi submetida a pesadas reparações de guerra. Este tratado, longe de promover a paz duradoura, gerou ressentimento e sentimento revanchista, especialmente entre os alemães, que se sentiram humilhados e injustiçados.

Além da situação alemã, Itália e Japão, que tinham aspirações expansionistas, foram barrados de expandir seus territórios, o que alimentou ainda mais a insatisfação desses países. Essas nações viram no nacionalismo uma forma de restabelecer seu prestígio e poder.

A medida que o tempo passava, o Tratado de Versalhes foi sendo cada vez mais desrespeitado, sobretudo com a ascensão de regimes totalitários que tinham pouco interesse em manter os acordos de paz estabelecidos após a Primeira Guerra. Esta série de fatores, aliada ao desejo de revanche e ao ressurgimento de sentimentos nacionalistas, criou um terreno fértil para o surgimento de um novo conflito, que eventualmente se tornaria a Segunda Guerra Mundial, envolvendo nações de todo o globo.

Portanto, a alternativa A é a correta

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

De jeito algum "todos os países da guerra saíram devastados". Os EUA saíram incólumes territorialmente e extremamente fortalecidos economicamente...

Ainda, não da pra afirmar que Versalhes barrou a Itália e o Japão de expandirem seu território. Por mais que tenham saído insatisfeitas, as duas nações tiveram ganhos territoriais mediante o cumprimento dos tratados secretos firmados durante a guerra: a Itália recebeu territórios austríacos e turcos, inclusive Trieste, o sul do Tirol e uma porção da Dalmácia. O Japão ficou com as concessões alemãs na China e ilhas oceânicas alemãs situadas ao norte do equador.  

EUA foi exceção . Saiu faturando nisso tudo . Como que todos saíram devastados ? ?

Resposta correta: D. O Japão e a Itália não foram impedidas de expandir o território pelo Tratado de Versalhes, inclusive no fim da Primeira Guerra Mundial, japoneses e italianos faziam parte dos aliados vencedores. Por isso não houve sançoes para estes países, sendo assim, a letra A também está equivocada.

questão lixo

todos sairam devastados ,pois era uma guerra , muitos mortos de ambos os lados ,perca no mercado,perca nos territorios etc.

japao como parte da triplece aliança teve puniçoes por o tratado de versalhes ,porem a italia ,n fazia mas pare da triplece aliança e sim da triplece entente ,dessa forma n seria alcançada por o tratado de versalhes .

questao gabarito letra d.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo