A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio muito frequ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2018 Banca: CESPE / CEBRASPE Órgão: EBSERH
Q1224260 Odontologia
A apneia obstrutiva do sono (AOS) é um distúrbio muito frequente da respiração no sono, de etiologia ainda desconhecida. Fatores anatomoestruturais e neuromusculares que constringem a faringe são essenciais para o desenvolvimento de apneias obstrutivas do sono.
G A Silva et al Conceitos básicos sobre síndrome da apneia obstrutiva do sono Rev Bras Hipertens v 16(3):150, 2009
A esse respeito, julgue o item subsequente.
O aumento da fadiga e da sonolência em portadores de apneia obstrutiva do sono associa-se à significativa redução de citocinas, interleucina 6 (IL-6), interleucina 1β (IL-1β) e do fator de necrose tumoral alfa (TNFα).
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta para a questão é Errado (E).

A questão trata sobre a apneia obstrutiva do sono (AOS), um distúrbio respiratório que ocorre durante o sono, caracterizado por obstruções repetidas das vias aéreas superiores. Esses fatores podem levar a interrupções frequentes na respiração, afetando a qualidade do sono e resultando em sintomas variados.

Um dos principais sintomas associados à apneia obstrutiva do sono é o aumento da fadiga e da sonolência diurna. Esses sintomas surgem devido à fragmentação do sono e à incapacidade de alcançar estágios mais profundos do sono, necessários para recuperação física e mental.

A questão apresenta a afirmação de que esses sintomas estão associados a uma redução significativa de citocinas, incluindo a interleucina 6 (IL-6), interleucina 1β (IL-1β) e o fator de necrose tumoral alfa (TNFα). No entanto, essa afirmativa é considerada incorreta porque, na verdade, a AOS está associada a um aumento na produção dessas citocinas inflamatórias.

Essas substâncias são parte da resposta inflamatória do corpo e são frequentemente encontradas em níveis elevados em pacientes com AOS. O aumento dessas citocinas está relacionado a processos inflamatórios e ao estresse oxidativo, que são comuns em indivíduos com apneia obstrutiva do sono.

Dessa forma, a alternativa correta é Errado, pois a afirmação contradiz o conhecimento atual sobre a relação entre AOS e citocinas inflamatórias. Ao invés de uma redução, ocorre um aumento na produção dessas substâncias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

ERRADO

 AOS, geralmente, está associada a um aumento, e não a uma redução, das citocinas inflamatórias

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo