A realização periódica do exame citopatológico continua send...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2629005 Enfermagem

A realização periódica do exame citopatológico continua sendo a estratégia mais amplamente adotada para o rastreamento do câncer do colo do útero. Atingir alta cobertura da população definida como alvo é o componente mais importante no âmbito da atenção primária, para que se obtenha significativa redução da incidência e da mortalidade por câncer do colo do útero. Considerando o exposto e as Diretrizes Brasileiras para o Rastreamento do Câncer do Colo do Útero (2016), analise as assertivas abaixo:

I. O rastreamento em gestantes deve seguir as recomendações de periodicidade e faixa etária como para as demais mulheres, devendo a procura ao serviço de saúde ser sempre considerada uma oportunidade para a realização de pré-natal.

II. O rastreamento citológico em mulheres menopausadas pode levar a resultados falso-positivos causados pela atrofia secundária ao hipoestrogenismo, gerando ansiedade na mulher e procedimentos diagnósticos e terapêuticos desnecessários.

III. Mulheres submetidas à histerectomia total por lesões benignas, sem história prévia de diagnóstico ou tratamento de lesões cervicais de alto grau, podem ser excluídas do rastreamento, desde que apresentem exames anteriores normais.

IV. Mulheres sem história de atividade sexual não devem ser submetidas ao rastreamento do câncer do colo do útero.

Quais estão corretas?

Alternativas