Acerca de auditoria no ativo circulante e saldo credor, julg...
Acerca de auditoria no ativo circulante e saldo credor, julgue o item subsequente.
A recomposição contábil do fluxo de caixa da entidade deve
desconsiderar transações que não afetem diretamente o
caixa, como depreciação e amortização, focando
exclusivamente em entradas e saídas efetivas de dinheiro.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (5)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Objetivo: Informações sobre o fluxo de caixa de uma entidade são úteis para proporcionar aos usuários das demonstrações contábeis uma base para avaliar a capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como as necessidades da entidade de utilização desses fluxos de caixa. As decisões econômicas que são tomadas pelos usuários exigem avaliação da capacidade de a entidade gerar caixa e equivalentes de caixa, bem como da época de sua ocorrência e do grau de certeza de sua geração. O objetivo deste Pronunciamento Técnico é requerer a prestação de informações acerca das alterações históricas de caixa e equivalentes de caixa da entidade por meio de demonstração dos fluxos de caixa que classifique os fluxos de caixa do período por atividades operacionais, de investimento e de financiamento.
CPC 03 (R2)
Perfeito! Além do motivo exposto pelo colega Alex Macedo, salienta-se que itens como depreciação e amortização entram na Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
Na DRE, esses itens são considerados despesas e impactam o lucro operacional da empresa, mas não afetam diretamente o fluxo de caixa, pois não envolvem saídas efetivas de dinheiro no período em questão.
O "desconsiderar" da questão não significa desconsiderar, significa "subtrair", "retirar", "remover".
Lançamento da depreciação/amortização não afeta o caixa:
D- Despesa com depreciação/Amortização
C- Depreciação/amortização acumulada
Gabarito CERTO.
1- De fato, devem-se desconsiderar as depreciações e amortizações, pois elas são tratadas na DRE - Demo do resultado do exercício.
2- Lembre-se, guerreiro: A DFC adota o regime de caixa, e não de competência. Isso é fundamental para demonstrar as variações ocorridas em seus caixas e equivalências de caixas. Portanto, deve-se considerar apenas as entradas e saídas EFETIVAS de dinheiro, que afetem diretamente o disponível da empresa.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo