Analise as seguintes descrições de grupos teatrais brasileir...
Analise as seguintes descrições de grupos teatrais brasileiros:
I. “Foi fundado em 1958 por alguns alunos da Escola de Direito do Largo de São Francisco, dentre os quais Amir Haddad, Renato Borghi e José Celso Martinez Corrêa, o diretor do grupo. Este grupo distinguiu-se por apresentar um repertório inspirado na proposta antropofágica da Semana de Arte Moderna de 1922, segundo a qual os movimentos artísticos e culturais internacionais deveriam ser engolidos pelos artistas nacionais, digeridos junto com a cultura brasileira e, finalmente, expelidos, gerando uma arte nacional viva, pulsante e em consonância com o que era produzido no mundo. Entre as principais realizações do grupo, destacou-se o espetáculo O Rei da Vela, de Oswald de Andrade, apresentado em 1967 e que se tornaria um dos marcos do movimento cultural brasileiro conhecido como Tropicalismo, nome retirado de uma obra do artista plástico Hélio Oiticica, reunindo uma gama variada de artistas, entre músicos, poetas e cineastas”. (CID, 2013, p.21).
ll. "Foi fundado em 1953, em São Paulo, pelo diretor José Renato e por atores recém-formados pela Escola de Arte Dramática. A partir de 1956, o diretor, dramaturgo e teórico teatral Augusto Boal retornou ao Brasil após realizar um curso de dramaturgia nos EUA, e se inseriu no grupo, conduzindo-o para um caminho mais politizado e procurando trabalhar com autores nacionais. Em 1958, a nova opção definiu-se através da criação de um seminário permanente de dramaturgia e da estreia de Eles Não Usam Black-Tie, texto de um ator do grupo, Gianfrancesco Guarnieri". (CID, 2013, p.21).
lll. "Movimento teatral surgido no início dos anos 1960 por iniciativa de vários artistas, dentre os quais se destacou Oduvaldo Vianna Filho. Os artistas em questão propuseram a criação de um grupo para ir em busca de um público das camadas sociais menos favorecidas e a necessidade de uma organização maior e mais abrangente aproximou o coletivo da UNE. Localizado no prédio da UNE, no Rio de Janeiro, possuía, como um dos principais objetivos, a conscientização política. Para tanto, utilizavam pequenas montagens teatrais que eram apresentadas em comícios, manifestações de rua, portas de fábricas, favelas, sindicatos, escolas e associações de bairro, entre outras”. (CID, 2013, p.21).
Os grupos teatrais descritos acima, na ordem de l a Ill, são, respectivamente,