“As alterações articulatórias características dos casos de ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: FAU Órgão: CISOP Prova: FAU - 2022 - CISOP - Fonoaudiólogo |
Q1932501 Fonoaudiologia
“As alterações articulatórias características dos casos de fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea são os distúrbios compensatórios.” Dentre as articulações compensatórias mais freqüentes NÃO se enquadra:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Alternativa Correta: C - A hipernasalidade.

Tema Central da Questão: O foco da questão é sobre os distúrbios de fala que ocorrem como compensação em indivíduos com fissura labiopalatina e disfunção velofaríngea. Esses distúrbios compensatórios são mecanismos alternativos que os indivíduos desenvolvem para tentar melhorar suas habilidades de fala diante de dificuldades anatômicas ou funcionais.

Resumo Teórico: A fissura labiopalatina pode causar problemas na articulação da fala, frequentemente levando a articulações compensatórias. Entretanto, a hipernasalidade não é uma articulação compensatória, mas sim uma característica acústica. Ela ocorre devido ao escape excessivo de ar pela cavidade nasal durante a fala, causado por uma disfunção velofaríngea, mas não é um ajuste articulatório deliberado. As articulações compensatórias, por outro lado, são ajustes feitos intencionalmente pelos articuladores para tentar produzir sons de forma mais correta dentro das limitações impostas pela fissura.

Justificativa da Alternativa Correta: A alternativa C está correta porque a hipernasalidade não é uma articulação compensatória. Ela é uma consequência acústica da disfunção velofaríngea, caracterizada pelo excesso de ressonância nasal durante a fala. É importante entender que a hipernasalidade surge do comportamento inadequado do mecanismo velofaríngeo e não de um ajuste compensatório dos articuladores.

Análise das Alternativas Incorretas:

A - O golpe de glote: É uma articulação compensatória onde sons são produzidos pela rápida oclusão e liberação das pregas vocais. É uma tentativa de compensar a falta de pressão intraoral.

B - A fricativa faríngea: Outra articulação compensatória onde a constrição ocorre na região faríngea. Esta técnica é utilizada para criar fricção, apesar das limitações na cavidade oral.

D - A plosiva faríngea: Também uma articulação compensatória em que a oclusão ocorre na região faríngea, usada para substituir sons plosivos que não podem ser produzidos corretamente devido à fissura.

E - A fricativa velar: É uma articulação compensatória onde a fricativa acontece na região velar, tentando substituir sons que não podem ser executados de maneira convencional.

Essas explicações mostram que as alternativas A, B, D e E são de fato articulações compensatórias, o que reforça a escolha correta da alternativa C.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo