O pedreiro de uma obra, com a intenção de adiantar o serviç...
Considerando a situação hipotética acima, julgue os próximos itens.
O preparo manual de concreto permitiu uma economia de cimento na determinação do traço.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Questão confusa, mas enfim, na minha opinião a moral da história é: não importa se o concreto foi feito manualmente ou usinado, se existe um traço a ser seguido o consumo vai ser o mesmo. A única coisa que muda de um concreto manual para um usinado é a qualidade.
Já li, porém não lembro a fonte, o consumo de cimento em concreto feito manualmente é maior que o usinado, acredito que em função da mistura não ser tão homogênea quanto aquela feita na usina/betoneira.
Simples, um concreto preparado manualmente não possui um controle adequado, se perde cimento e também concreto no processo de amassamento.
ERRADO
A questão está errado porque não há como se definir nada, de fato o controle tecnológico do preparo manual é menor, mas a questão não fala isso.
Pessoal, vocês precisam se lembrar que quando optamos pela confecção manual do concreto nós vamos precisar AUMENTAR o desvio padrão do Fck ( fcj = fck + 1,65 sd) para podermos garantir que os processos de qualidade menos rigorosos sejam compensados com o aumento de resistência (tá na norma, o Sd precisa ser aumentado nesse caso), tal aumento de resistência vem atrelado com um maior consumo de cimento, então SIM, DÁ PRA AFIRMAR que irá utilizar mais cimento ao utilizar a confecção manual do material.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo