Leia o texto 'RETRAÇÃO NO PIB' e, em seguida, analise as af...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1696319 Português
RETRAÇÃO NO PIB

Os economistas do mercado financeiro reduziram, pela oitava semana seguida, a estimativa para o PIB neste ano (2020). As projeções fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório “Focus”, divulgado nesta segunda-feira (06/04/2020), pelo Banco Central (BC). Os dados foram levantados na semana passada em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

Para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2020, a previsão do mercado, que antes era de uma queda de 0,48%, passou a ser uma contração maior: de 1,18%. A nova redução da expectativa para o nível de atividade econômica acontece em meio à pandemia do coronavírus, que tem derrubado a economia mundial e colocado o mundo no caminho de uma recessão.

O PIB é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país e serve para medir a evolução da economia.

Nas últimas semanas, tanto o Ministério da Economia quanto o Banco Central também revisaram suas estimativas e passaram a prever estabilidade (sem alta, mas também sem contração) do PIB neste ano.

Em 2019, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o PIB cresceu 1,1%. Foi o desempenho mais fraco em três anos. Para o próximo ano (2021), a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) foi mantida em 2,50%.

Trecho adaptado. Por Alexandro Martello, G1, Brasília, em 06/04/2020. Disponível em https://glo.bo/2XiotFW.
Leia o texto 'RETRAÇÃO NO PIB' e, em seguida, analise as afirmativas abaixo: I. Os dados do relatório “Focus” foram levantados em pesquisa com mais de 100 empresas de diversos ramos, como fábricas e transportadoras, de acordo com as informações do texto. II. De acordo com os dados do relatório “Focus”, o Produto Interno Bruto (PIB), em 2019, apresentou o melhor desempenho em três anos, afirma o texto. III. As projeções do PIB fazem parte do boletim de mercado, conhecido como relatório “Focus”, divulgado na segunda-feira, dia 06/04/2020, pelo Banco Central, de acordo com o texto. Marque a alternativa CORRETA:
Alternativas