A hérnia da parede abdominal é uma patologia eminentemente ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1374733 Medicina

A hérnia da parede abdominal é uma patologia eminentemente cirúrgica, com uma prevalência bastante grande no ser humano, e o seu tratamento varia de acordo com a área em que está localizada. Julgue o item que se segue, relativo à hérnia da parede abdominal.


O uso de telas no tratamento da referida hérnia não modifica a incidência das recidivas.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Gabarito: Errado (E)

Vamos entender por que a afirmativa está incorreta e aprofundar nosso conhecimento sobre o tema das hérnias da parede abdominal.

A hérnia da parede abdominal é uma condição em que uma porção do conteúdo abdominal protrai através de uma área de fraqueza na musculatura que compõe a parede abdominal. Esta é uma condição comum, exigindo frequentemente intervenção cirúrgica.

O uso de telas cirúrgicas no tratamento de hérnias é uma técnica amplamente utilizada e aceita. Essas telas são geralmente feitas de materiais sintéticos e são colocadas durante a cirurgia para reforçar a área enfraquecida da parede abdominal.

Uma das principais vantagens do uso de telas no tratamento de hérnias é a redução na incidência de recidivas, ou seja, na redução da probabilidade da hérnia retornar após o tratamento. Diversos estudos clínicos e meta-análises demonstram que o uso de telas é eficaz para diminuir significativamente as taxas de recorrência quando comparado a técnicas de reparo sem tela.

Portanto, a afirmação da questão de que "o uso de telas no tratamento da referida hérnia não modifica a incidência das recidivas" está incorreta. Na verdade, o uso de telas é um fator crucial na diminuição das recidivas em cirurgias de hérnia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A hérnia da parede abdominal é, na verdade, uma patologia que pode ser tratada tanto por meio de cirurgia quanto de outros métodos, tais como terapia física e medicamentosa. Além disso, o uso de telas no tratamento da referida hérnia pode, sim, modificar a incidência das recidivas, uma vez que o objetivo das mesmas é reparar o defeito da parede abdominal, prevenindo assim a recorrência da patologia. Portanto, o texto está equivocado ao afirmar que a hérnia da parede abdominal é uma patologia eminentemente cirúrgica e que o uso de telas não modifica a incidência das recidivas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo