A cultura do melão Cucumis melo L. é de grande importância p...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q71566 Engenharia Agronômica (Agronomia)
A cultura do melão Cucumis melo L. é de grande importância para a agricultura cearense, e os mercados europeu e do Mercosul exigem o reconhecimento como área livre de Anastrepha grandis.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Estudo comprova que Ceará está livre da mosca-do-melão (25/11/2004)
O Estado do Ceará está cada vez mais próximo de conquistar o reconhecimento internacional de Área Livre de Mosca-das-Cucurbitáceas (Anastrepha grandis)". O reconhecimento é indispensável para aumentar a presença do melão cearense na mesa do consumidor externo, principalmente o norte-americano. Desde o ano 2000, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, vem coordenando estudo de monitoramento e captura da mosca em seis municípios do Baixo Jaguaribe, numa área total de 4.063 km2. A pesquisa será encerrada no mês de julho, mas com os dados coletados até maio, já é possível afirmar que o Ceará é uma zona livre da mosca-das-cucurbitáceas, permitindo que o Ministério da Agricultura inicie o processo final para adequação dos produtores às condições internacionais.
No ano de 2001, o Brasil exportou 99,3 mil toneladas de melão, sendo 28,6 mil toneladas cultivadas no Ceará. A comercialização dos melões cearenses ocorre, principalmente, para países da Europa e Mercosul, que aceitam o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) e não exigem a Área Livre. No entanto, para exportar o melão para os Estados Unidos é obrigatório o reconhecimento internacional de Área Livre de Mosca-das-Cucurbitáceas. http://www.embrapa.br/imprensa/noticias/2002/junho/bn.2004-11-25.2449169446/

O principal importar é a UE, logo o mercado europeu sim requer ALP. Acredito que o erro da questão consista no "mercosul".

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo