Com a introdução das resinas compostas fotoativas na Odontol...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1124154 Odontologia
Com a introdução das resinas compostas fotoativas na Odontologia Restauradora foi possível reestabelecer forma, função e estética tanto dos dentes anteriores quanto dos posteriores. Entretanto, para que as resinas compostas à base de metacrilato formem uma rede polimérica, através da reação de polimerização, deve-se realizar o processo de fotoativação. Desta forma, em relação ao processo de fotoativação e aparelhos fotopolimerizadores, é correto afirmar que:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O tema central da questão está focado na fotoativação das resinas compostas utilizadas em Odontologia Restauradora. Para entender esta questão, é importante conhecer como funcionam os aparelhos fotopolimerizadores e o processo de polimerização. Esses conhecimentos são cruciais para executar restaurações dentárias de forma eficaz.

A alternativa correta é a B: "se uma fonte de luz apresentar maior densidade de potência (mW/cm²) do que outra, não significa que o fóton dela tem maior potência." Esta afirmação é verdadeira porque a densidade de potência refere-se à quantidade de energia que atinge uma área específica por unidade de tempo, e não à energia de cada fóton individual. A energia de um fóton é determinada pelo comprimento de onda da luz, não pela densidade de potência.

Vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

A: "a faixa do comprimento de onda do aparelho fotopolimerizador não irá interferir na capacidade de sensibilização dos fotoiniciadores." Esta alternativa está incorreta porque o comprimento de onda é fundamental para ativar os fotoiniciadores. Cada fotoiniciador possui uma faixa de comprimento de onda específica para ser ativado.

C: "o afastamento da ponteira óptica do material que será polimerizado não interfere na densidade de potência emitida pelo aparelho." Essa afirmação é incorreta. A densidade de potência diminui à medida que a distância entre a ponteira óptica e o material aumenta, devido à dispersão da luz.

D: "o protocolo de fotoativação de um aparelho com lâmpada halógena e outro aparelho LED são iguais, pois ambos possuem densidades de potência iguais." Esta alternativa é incorreta porque lâmpadas halógenas e LEDs têm características diferentes. Eles emitem luz em comprimentos de onda distintos e, portanto, os protocolos de fotoativação podem variar.

E: "fontes de luz distintas que emitem energia dentro do mesmo comprimento de onda, emitem fótons com energias distintas." Esta opção é incorreta porque, se duas fontes emitem luz no mesmo comprimento de onda, os fótons têm a mesma energia. A variação pode estar na quantidade de fótons, mas não na energia individual de cada fóton.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

B- se uma fonte de luz apresentar maior densidade de potência (mW/cm²) do que outra, não significa que o fóton dela tem maior potência.

►significa que naquela determinada região (área em cm2) incidirá um maior número de fótons energizados (mW)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo