Embora com alguns impactos negativos, a economia baseada na ...
dedicar pesadamente à exploração direta da riqueza de seus
recursos naturais visando à exportação.
R. Gwynne e C. Kay. Latin America transformed, globalization and
modernity. New York: Arnold Publishers, 1999 (com adaptações).
Considerando o assunto abordado no texto acima e as questões
a ele relacionadas, julgue os itens seguintes.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é E - Errado.
Para compreendermos essa questão, precisamos olhar para a história econômica da América Latina e entender como a exportação de produtos primários (como minérios, produtos agrícolas e energéticos) se relaciona com a dinâmica global. Os países latino-americanos historicamente têm suas economias baseadas na exportação de produtos primários, o que os torna dependentes das flutuações dos mercados internacionais.
Durante o século passado, ao contrário do que a afirmativa sugere, os países da América Latina foram afetados pelas recessões mundiais e pela volatilidade dos preços de seus produtos de exportação. Essa dependência da exportação de produtos primários, que possuem preço determinado pelo mercado internacional, coloca as economias destes países em uma posição vulnerável, sujeita aos ciclos econômicos globais e às mudanças na demanda e oferta internacionais.
Além disso, a afirmação de que esses produtos possuíam mercado assegurado não é correta, pois a demanda por commodities pode variar significativamente, afetada por fatores como desenvolvimento tecnológico, mudanças nos padrões de consumo e crises econômicas. Esses fatores podem levar a uma diminuição da demanda e à queda dos preços, impactando negativamente as economias que são fortemente dependentes da exportação de uma gama limitada de produtos primários.
Portanto, ao entendermos que a economia baseada na exportação de produtos primários não protegeu os países da América Latina dos efeitos das recessões mundiais e da consequente flutuação dos preços, fica claro que a alternativa correta é a letra E, indicando que a afirmação do enunciado está errada.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Algumas palavras sobre a questão:
Entendo que os países de exportação primpária sofreram, assim como os demais, com as recessões mundiais do século XX. Todavia, os exportadores de comodities enfrentaram as crises do século atual com menores prejuízos do que boa parte dos países ditos de primeiro mundo. Em outras palavras, a exportação de produtos primários atenuou os efeitos negativos das crises do séc XXI em alguns países da AL.
Posso citar um exemplo da época de Getulio Vargas por exemplo.
Um dos motivos da Brasil ter passado de uma cultura de agricultura foi o problema na bolsa de valores em nova york. O Brasi precisou queimar sacas de café para não perder o produto, e neste momento o Brasil começou a se industrializar para não afundar sua economia, sendo que os países para os quais o Brasil exportava estavam em crise e não podiam comprar nossos produtos
Então a resposta é não, afetou sim a america latina, como exemplificado no Brasil.
TEC
As várias crises econômicas mundiais registradas no século passado impactaram diretamente a economia da América Latina provocando redução das exportações e da produção. Deste modo, a economia baseada na exportação de produtos primários não livrou a América Latina, ao longo do século passado, dos efeitos das recessões mundiais e da consequente flutuabilidade dos preços.
Portanto, item ERRADO.
Errado
A flutuação das commodities continua a afetar a economia brasileira recente
Lula I e II: beneficiado com aumento do preço das commodities
Dilma: prejudicada com queda preço das commodities a partir de 2013, refluxo da crise de 2008
Bolsonaro: beneficiado com novo ciclo de elevação das commodities a partir de 2021
Lula III: beneficiado 1º ano de governo com alta P das commodities. Maior saldo comercial da história do Brasil, quase U$100 bi
A ver o que acontece em 2024 2025, com aparente esgotamento da alta de commodities
https://www.nexojornal.com.br/explicado/2016/03/31/as-commodities-e-seu-impacto-na-economia-do-brasil
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo