O sistema endócrino coordena e integra a atividade das célu...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2185810 Biologia
O sistema endócrino coordena e integra a atividade das células em todo o organismo garantindo a manutenção da homeostasia. Sobre o sistema endócrino, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão fala sobre a manutenção da homeostasia, que o sistema endócrino garante pela integração das atividades celulares em todo o organismo. Pede-se a alternativa correta sobre o sistema endócrino. Os sistemas de um organismo humano funcionam em conjunto para que suas condições sejam compatíveis com a vida. As composições químicas mantêm uma constância, para que ocorra um equilíbrio no corpo. Essa capacidade do corpo de ter a possibilidade de se autorregular é chamada de homeostase, uma conexão entre os diversos sistemas do corpo humano para a sua sobrevivência. O sistema endócrino (secretor de hormônios) funciona juntamente com o sistema nervoso, e quando recebe informações, envia ordens para que algumas glândulas produzam determinada substância. Existem as glândulas endócrinas que produzem hormônios lançados diretamente na corrente sanguínea, e as glândulas exócrinas que lançam as substâncias na cavidade intestinal ou na pele. A principal glândula desse sistema é a hipófise (ou glândula pituitária) e divide-se em duas porções: a neuro-hipófise e a adeno-hipófise. A neuro-hipófise armazena dois hormônios nas terminações nervosas, a ocitocina que estimula a contração do útero; e o hormônio antidiurético (vasopressina – ADH) que controla a absorção de água nos rins. A adeno-hipófise secreta o hormônio tireotrófico (TSH), que regula a tireoide, e esta, produz os hormônios T4 (tiroxina) que, através de enzimas desiodases, o transformam em T3; o adrenocorticotrófico (ACTH) que controla as suprarrenais e sintetiza o cortisol; o luteinizante (LH) que comanda a ovulação e produção de testosterona nos testículos; o folículo estimulante (FSH) que estimula as gônadas masculinas a produzir espermatozoides e nas femininas provoca o crescimento dos folículos dos ovários; a somatotrofina ou hormônio de crescimento (GH); e a prolactina que estimula a produção de leite em gestantes. A adrenalina é um hormônio produzido pelas suprarrenais, liberado pela ativação do sistema nervoso simpático, deixando o organismo em estado de alerta. (Amabis & Martho. Fundamentos da Biologia Moderna. 1ª ed. São Paulo, SP. Ed. Moderna, 1991; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)
 
Fonte da imagem: site sobiologia.com.br



Sobre o sistema endócrino, assinale a alternativa correta.


A) Todos os hormônios da adeno-hipófise são regulados por um hormônio liberador e um hormônio inibidor hipotalâmico. Incorreta. Os hormônios da adeno-hipófise são regulados por três hormônios do hipotálamo: Hormônio liberador de corticotropina (CRH), Hormônio liberador do hormônio de crescimento (GHRH) e Hormônio liberador de gonadotropina (GnRH).



B) A maioria dos hormônios hipofisários são esteroidais. Incorreta. Os hormônios esteroidais são os adrenocorticais e os sexuais, sintetizados a partir do colesterol. A maioria dos hipofisários não são esteroidais.

C) Glucagon, cortisol e adrenalina aumentam as concentrações sanguíneas de glicose. CORRETA. O glucagon aumenta a concentração de glucose no sangue com efeito oposto ao da insulina, o cortisol em excesso aumenta os níveis de glicose, e a adrenalina ativa o sistema nervoso simpático, enviando mais glicose ao sangue para o estado de alerta.

D) O cortisol é secretado por células cromafins das suprarrenais. Incorreta.
O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais e auxilia o organismo a controlar o estresse, mas em excesso pode aumentar o açúcar no sangue.



Gabarito do Professor: C




Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

A. Todos os hormônios da adeno-hipófise são regulados por um hormônio liberador e um hormônio inibidor hipotalâmico. FALSO. A secreção desses hormônios da adeno-hipófise é controlada por neuro-hormônios hipotalâmicos. Eles são, geralmente, identificados como hormônios liberadores ou inibidores.

B. A maioria dos hormônios hipofisários são esteroidais. FALSO. Não são esteroidais. Entre os hormônios esteroides sexuais mais importantes estão estradiol, progesterona e testosterona. Hormônios esteroides produzidos pelas GÔNADAS. Estimulam os órgãos reprodutores, maturação das células germinativas e as características sexuais secundárias em machos e fêmeas.

C. Glucagon, cortisol e adrenalina aumentam as concentrações sanguíneas de glicose. GABARITO.

D. O cortisol é secretado por células cromafins das suprarrenais. A síntese de cortisol na cortical, que por um plexo curto chega na medular ajudando na estimulação das células cromafins, as quais sintetizam e secretam catecolaminas (principalmente adrenalina e menores quantidades de noradrenalina).

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo