Paciente está apresentando edema cerebral, em decorrência ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q997618 Fisioterapia
Paciente está apresentando edema cerebral, em decorrência de um TCE. Pela gasometria, observase uma hipocapnia, o que trará como consequência
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D.

Para entender a questão, é importante saber que o edema cerebral pode ser influenciado por alterações nos níveis de dióxido de carbono (CO2) no sangue. A hipocapnia significa baixos níveis de CO2, geralmente causados por hiperventilação. Este estado altera a constrição dos vasos sanguíneos cerebrais, levando a uma vasoconstrição, que pode reduzir o fluxo sanguíneo cerebral e, consequentemente, a pressão de perfusão cerebral, causando isquemia.

Justificativa da alternativa D: A hipocapnia leva à vasoconstrição cerebral, diminuindo a pressão de perfusão cerebral e aumentando o risco de isquemia. Esse é um agravante potencial em casos de edema cerebral, pois pode comprometer ainda mais a oxigenação do tecido cerebral.

Análise das alternativas incorretas:

Alternativa A: A hipocapnia está comumente associada à hiperventilação, não hipoventilação. A hipoventilação aumentaria o CO2, o que não é o caso aqui.

Alternativa B: Embora a hipocapnia seja resultado de hiperventilação, não ocorre por redução do estímulo do SNC. O sistema nervoso central (SNC) frequentemente aumenta a ventilação em resposta a outros estímulos, como ansiedade ou dor.

Alternativa C: A hipocapnia leva à vasoconstrição, e não à vasodilatação cerebral. A vasodilatação cerebral é, na verdade, uma resposta ao aumento de CO2 (hipercapnia), o que pode agravar o edema cerebral, mas não é relevante no contexto de hipocapnia.

Alternativa E: A hipocapnia pode ter consequências significativas para o SNC, como já discutimos, especialmente em casos de edema cerebral, onde a perfusão cerebral é crítica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

no cérebro o aumento de H+ (hipercapnia) faz com que ocorra vasodilatação (aumento da PIC e diminuição da PPC), e sua diminuição faz com que ocorra vasoconstricção (aumento da resistência vascular local, gerando diminuição do fluxo e isquemia), por isso em pacientes com TCE é importante manter o PCO2 dentro de 35 a 40 mmhg.

GABARITO: D

A hipocapnia ( redução nos índices de CO2 no sangue) ocorre em decorrência da hiperventilação . A hiperventilação pode reduzir a PIC (pressão intracraniana) , pois a hipocapnia induz a vasoconstrição cerebral com conseqüente redução do FSC (fluxo sanguíneo cerebral) A indução rotineira de vasoconstricção pela hipocapnia pode provocar uma redução adicional do FSC, o que agravaria o déficit perfusional, levando, posteriormente, a uma isquemia cerebral

OBS 1 :O valor normal da PIC em adultos é de 10 mmHg,

OBS 2:A PEEP aumenta a capacidade residual funcional (CRF), previne o uso de alta fração inspirada de oxigênio (FiO2) e pode reduzir a incidência de lesão induzida pela ventilação mecânica. Porém, pode causar efeitos deletérios no compartimento cerebral pelo aumento da pressão intratorácica, que irá aumentar a pressão venosa central (PVC), influenciando no retorno do fluxo sanguíneo ao coração. Por fim, há uma redução do débito cardíaco (DC), com conseqüente decréscimo da PAM (pressão arterial média)e PPC (pressão de perfusão cerebral).

OBS 3: O FSC depende da diferença da pressão arterial e a pressão venosa cerebral, sendo inversamente proporcional a resistência vascular cerebral.

OBS 4:A PPC é calculada pela diferença entre a PAM e a PIC. A PPC de 60 mmHg é comumente aceita como o valor mínimo necessário para uma adequada perfusão cerebral.

Fernando e Fernando dupla sensacional ! Obrigado pelas explicações !

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo