No trecho do 2º parágrafo – ... não enxerga além do próprio ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1054033 Português
Leia o texto para responder à questão.

Estacionados na arrogância

    Um dos problemas das grandes cidades, e até das pequenas, é encontrar lugar para estacionar. Uma vaga livre, hoje, é um bilhete premiado. Muitos ficam indignados com motoristas que não dão a mínima importância para as linhas que delimitam o espaço para os automóveis nos estacionamentos de shoppings e demais áreas comerciais.
    Então lá vem o piloto, com pressa. O estacionamento está quase vazio, há vagas ainda disponíveis. Ele nem titubeia: imbica o carro de qualquer jeito, sem reparar que avançou em cima daquela faixa branca ou amarela, impossibilitando que outro motorista estacione a seu lado. Ele está ocupando duas vagas e não se importa, pois não enxerga além do próprio umbigo e não é da sua conta se daí a pouco aquele estacionamento estiver lotado de pessoas procurando vaga – ele não foi programado para pensar nos outros.
    O que ele deveria fazer, sem gastar mais do que 10 segundos do seu precioso tempo, era manobrar até deixar o carro reto entre as duas faixas, com espaço suficiente para ter vizinhos que, além de estacionarem, conseguirão abrir as portas de seus veículos. Muitos motoristas manobram até deixar o carro retinho e nem por isso perderam os braços ou aumentaram o consumo de combustível. E quantos motoristas não se preocupam em repetir o que outros fizeram! Isso criará uma corrente em que todos, durante todo o dia, estacionarão em cima das faixas e o resultado será menos vagas disponíveis.
    Não deveria ser preciso esmolar a compreensão das pessoas. Se todos estacionassem seus carros direitinho no espaço destinado a eles, sem deixá-los tortos, sem avançar na vaga alheia, sem abandonar os carros com displicência, teriam sua contribuição reconhecida e haveria grande chance de nós, dali a algum tempo, não termos de pagar multa por causa disso também, já que a única didática eficaz do país é mexer no bolso das pessoas. Vamos tentar ser educados de graça!
(Martha Medeiros. Simples assim. Porto Alegre: L&PM, 2015. Adaptado)
No trecho do 2º parágrafo – ... não enxerga além do próprio umbigo... – a palavra destacada expressa circunstância de
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão:

Alternativa correta: B - lugar

Tema central da questão: A questão foca na identificação da circunstância expressa pela palavra "além" no trecho dado. Para resolver essa questão, é necessário entender o papel que advérbios ou locuções adverbiais desempenham na frase, indicando circunstâncias como tempo, lugar, modo, entre outras.

Justificativa da alternativa correta: No trecho “não enxerga além do próprio umbigo”, a palavra "além" indica uma circunstância de lugar. Aqui, "além" é utilizado para indicar uma referência espacial, semelhante ao conceito de "para fora" ou "do lado de fora" do próprio umbigo. Portanto, a palavra destaca uma perspectiva que vai "além" do ponto central (o umbigo).

Examinando as alternativas incorretas:

  • A - tempo: A função de "além" não é indicar uma referência temporal, como "antes" ou "depois".
  • C - intensidade: "Além" não está medindo grau ou intensidade, como "muito" ou "pouco".
  • D - modo: Não descreve a maneira como algo é feito, como "cuidadosamente".
  • E - negação: Não expressa uma ideia de negação, como "não" ou "jamais".

Compreender o contexto e o uso dos advérbios em frases é essencial para identificar corretamente a circunstância que expressam. Pratique reconhecer esses elementos para melhorar em questões de morfologia.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO: LETRA B

? ? ... não enxerga além do próprio umbigo... ?

? Observa-se que é mostrado a limitação do lugar que ele enxerga (somente o umbigo), equivale a uma linguagem figurado e denota a ideia de uma pessoa que não se preocupa com os outros e liga somente para aquilo que lhe convém.

Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

...mas se substituir "além" por "muito" (ou outro advérbio parecido) faz sentido, e torna-se um advérbio de intensidade, what the f?

O erro é central para que possamos nos achegar à vitória.

Eu acertei por lembrar da música "além do horizonte existe um lugar"

Muito estranho Bino... merece uma explicação melhor.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo