Ao testar um programa, deve-se garantir que cada declaração ...
Essa é a essência da abordagem de projeto de testes chamada teste
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: A - estrutural.
Quando falamos sobre a abordagem de projeto de testes conhecida como teste estrutural, também chamada de teste baseado em caixa-branca ou teste de caixa branca, estamos nos referindo a uma técnica que examina a estrutura interna do código do software. O foco está em garantir que todas as vias possíveis do código sejam testadas ao menos uma vez, incluindo cada declaração, ramificação e outras estruturas de controle dentro do programa. Isso significa que a estratégia vai além de apenas verificar se o software funciona conforme esperado externamente (o que seria o teste de caixa-preta), focando em como ele opera internamente.
O objetivo do teste estrutural é identificar os possíveis pontos falhos no código que poderiam não ser detectados apenas com o teste de caixa-preta. Ao garantir que cada parte do código seja executada pelo menos uma vez, o teste estrutural ajuda a encontrar problemas como loops infinitos, condições que nunca são atendidas, e partes do código que podem ser redundantes ou inatingíveis.
O conhecimento necessário para resolver a questão inclui a compreensão das principais abordagens de teste de software e suas características. Saber diferenciar entre teste estrutural e outras formas de teste é crucial. Por exemplo:
- Teste baseado em requisitos centra-se em verificar se o software atende aos requisitos especificados, ignorando a estrutura interna do código.
- Teste de partições ou teste de partição de equivalência visa reduzir o número de casos de teste necessários, dividindo os dados de entrada em partições que podem ser testadas de maneira similar.
- Teste de equivalência é um método de reduzir o número total de casos de teste a serem executados, agrupando entradas que se espera que tenham o mesmo comportamento.
Portanto, a alternativa A é a correta porque descreve precisamente o conceito de teste estrutural, que é garantir que cada declaração do programa seja executada pelo menos uma vez durante o processo de teste.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Teste Estrutual: A escolha de casos de teste ocorre de acordo com a estrutura do programa e o objetivo é exercitar todas as declarações do programa. Assim, busca assegurar que cada caminho do programa é executado pelo menos uma vez.
Teste de Partições: Dados de entrada e resultados de saída podem ser particionados e os casos de teste devem ser escolhidos para exercitar cada partição
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo