Considerando-se as disposições do Manual de Redação da Presi...
Considerando-se as disposições do Manual de Redação da Presidência da República, são princípios essenciais que orientam a elaboração dos atos e comunicações oficiais:
I- Impessoalidade, uniformidade, concisão.
II- Marcas de pessoalidade, clareza de expressão, subjetividade.
III- Ambiguidade, concisão e clareza.
É VERDADE o que se afirma em
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (5)
- Comentários (4)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
O Manual da Presidência da República determina as sete características que um texto oficial deve ter. São elas:
1. clareza e precisão;
2. objetividade;
3. concisão;
4. coesão e coerência;
5. impessoalidade;
6. formalidade e padronização; e
7. uso da norma culta padrão da língua portuguesa.
I. A impessoalidade e concisão estão explícitos acima nos itens 3 e 5. A única dúvida seria quanto à uniformidade. Sobre ela, o Manual trata em formalidade e padronização (item 6), quando afirma que "A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração pública federal é uma, é natural que as comunicações que expeça sigam o mesmo padrão". Dessa forma, a uniformidade é atributo das comunicações oficias e, portanto, o item está correto.
II. A comunicação oficial, de acordo com os atributos, não pode ser pessoal nem tampouco subjetiva, mas sim impessoal, objetiva, além de clara, que é a única característica correta que é apresentada neste item. Sendo assim, ele está incorreto.
III. A comunicação oficial, de acordo com os atributos, não pode ser ambígua, mas clara e concisa. Assim, devido à primeira característica, este item está incorreto.
Gabarito: Letra A
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
letra a
Impessoalidade: não há lugar na redação oficial para impressões pessoais, como as que, por exemplo, constam de uma carta a um amigo, ou de um artigo assinado de jornal, ou mesmo de um texto literário. A redação oficial deve ser isenta da interferência da individualidade que a elabora. Evita a duplicidade de interpretações que poderia decorrer de um tratamento personalista dado ao texto.
Linguagem padrão culta: por seu caráter impessoal, por sua finalidade de informar com o máximo de clareza e concisão, eles requerem o uso do padrão culto da língua. Há consenso de que o padrão culto é aquele em que a) se observam as regras da gramática formal, e b) se emprega um vocabulário comum ao conjunto dos usuários do idioma. por definição avessa a vocábulos de circulação como a gíria e o jargão.
Formalidade: As comunicações oficiais devem ser sempre formais, isto é, obedecem a certas regras de forma.
Padronização: A formalidade de tratamento vincula-se, também, à necessária uniformidade das comunicações. Ora, se a administração federal é una, é natural que as comunicações que expede sigam um mesmo padrão. O estabelecimento desse padrão, uma das metas deste Manual, exige que se atente para todas as características da redação oficial e que se cuide, ainda, da apresentação dos textos.
Clareza e concisão: A concisão é antes uma qualidade do que uma característica do texto oficial. Conciso é o texto que consegue transmitir um máximo de informações com um mínimo de palavras
claro é aquele texto que possibilita imediata compreensão. Faz desaparecer do texto os excessos linguísticos que nada lhe acrescentam
Com vistas ao atendimento das características dos documentos oficiais, recomenda-se que os textos dos documentos sejam escritos em linguagem clara, concisa e objetiva, "PREFERENCIALMENTE" em terceira pessoa do singular ou em
Letra A.
Impessoalidade, Concisão e Clareza.
GAB A
Atributos da redação oficial
A redação oficial deve caracterizar-se por:
clareza e precisão;
objetividade;
concisão;
coesão e coerência;
impessoalidade;
formalidade e padronização; e
uso da norma padrão da língua portuguesa.
MRPR
GABARITO: A. I- Impessoalidade, uniformidade, concisão.
Obs: sobre a a alternativa III
Ambiguidade Lexical: vem do significado das palavras. Ex: estava próximo ao banco (é banco de jardim ou a empresa?)
Ambiguidade Estrutural: posição da palavra na frase. Ex: Ana foi atrás do trem correndo ( quem estava correndo, o trem ou Ana? Ana foi correndo atrás do trem.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo