Como a base de nosso governo é a opinião pública, o primeiro...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2010 Banca: FGV Órgão: CAERN Prova: FGV - 2010 - CAERN - Jornalista |
Q75456 Jornalismo
Como a base de nosso governo é a opinião pública, o primeiro objetivo é a conservação desse direito: e se eu pudesse decidir se devemos ter um governo sem jornais ou jornais sem governo, não vacilaria um instante em preferir o último." Essas palavras, ditas num momento de crise social por um governante ao defender o direito do cidadão de ter acesso às informações pelos jornais, entraram para a História do Jornalismo ocidental. Identifique o autor da frase.
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Thomas Jefferson (Shadwell, 13 de abril de 1743 – Monticello, 4 de julho de 1826)[1] foi o terceiro presidente dos Estados Unidos (1801-1809), e o principal autor da declaração de independência (1776) daquele país. Jefferson foi um dos mais influentes Founding Fathers (os "Pais Fundadores" da nação), conhecido pela sua promoção dos ideais do republicanismo nos Estados Unidos. Visualizava o país como a força por trás de um grande "Império de Liberdade"[2] que promoveria o republicanismo e combateria o imperialismo do Império Britânico.

Avalio que essa questão foi baseada no livro (KUNCZIK, Michael. Conceitos de Jornalismo - Norte e Sul: Manual de Comunicação. São Paulo: USP) que, na página 27, fala sobre a história do jornalismo, onde é citado Thomas Jefferson.

O livro pode ser encontrado neste link: http://books.google.com.br/books?id=Pt0eIrBMD1gC&pg=PA27&lpg=PA27&dq=Como+a+base+de+nosso+governo+%C3%A9+a+opini%C3%A3o+p%C3%BAblica,+o+primeiro+objetivo+%C3%A9+a+conserva%C3%A7%C3%A3o+desse+direito:+e+se+eu+pudesse+decidir+se+devemos+ter+um+governo+sem+jornais+ou+jornais+sem+governo,+n%C3%A3o+vacilaria+um+instante+em+preferir+o+%C3%BAltimo.&source=bl&ots=skfSo3LTtF&sig=oI5uJQG8UewKRuoiQoO1OF9mcrs&hl=pt-BR&sa=X&ei=gJdEU4P5Iofy0gG_24CoCw&ved=0CDYQ6AEwAQ#v=onepage&q=jefferson&f=false


Sempre que os proprietários da mídia impressa se sentem ameaçados em seus interesses recorrem a Thomas Jefferson (1743-1826). Uma de suas frases, inserida em longo parágrafo de carta escrita de Paris para Edward Carrington, em 1787, é recorrentemente citada:

"A base de nossos governos sendo a opinião do povo, o primeiro objetivo deve ser mantê-la exata; fosse deixado a mim decidir se deveriam ter um governo sem jornais ou jornais sem um governo, não hesitaria um momento em preferir este último".

A preferência de Jefferson pelos jornais em relação ao governo é inequívoca. No entanto, há vários aspectos que precisam ser esclarecidos. Vamos a eles.

Em primeiro lugar, a carta de Jefferson continua e a próxima frase do mesmo parágrafo é a seguinte:

"Mas insistiria em que todo homem recebesse esses jornais e os soubesse ler".



http://observatoriodaimprensa.com.br/interesse-publico/anotaccedilotildees-sobre-jefferson-e-a-imprensa/

Pura demagogia.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo