Acerca dos tipos de orçamento, assinale a opção correta.
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Complementando...
B)correta!!!
(CESPE/ANALISTA/MMA/2008) O orçamento base-zero caracteriza-se como um modelo do tipo racional, em que as decisões são voltadas para a maximização da eficiência na alocação dos recursos públicos. Adota-se, como procedimento básico, o questionamento de todos os programas em execução, sua continuidade e possíveis alterações, em confronto com novos programas pretendidos. C
(CESPE/ANALISTA/EBC/2011) No orçamento base zero, os gerentes devem justificar todos os gastos orçamentários e não apenas as variações em relação ao orçamento do ano anterior. A linha de base é zero, e não, o orçamento do último ano. C
Orçamento Base-Zero.
Permite que as decisões sobre cortes de itens de despesas sejam tomadas com maior segurança e precisão, em função da quantidade de informações que é gerada para a justificação de cada item de despesa.
Cada item do orçamento precisa ser explicitamente aprovado, e não apenas as alterações em relação ao ano anterior.
Durante o processo de revisão do orçamento, nenhuma referência é feita ao nível de despesas do ano anterior.
O processo de Orçamento Base-Zero requer que a solicitação orçamentária seja revisada e avaliada completamente, a partir de uma "base zero".
Este processo é independente do orçamento total ou de seus itens individuais aumentarem ou diminuírem em relação aos exercícios dos anos anteriores.
Características do Orçamento Base-Zero:
--- > Análise, revisão e avaliação de todas as despesas propostas e não apenas das solicitações que ultrapassam o nível do gasto já existente;
--- > Criação de alternativas para facilitar a escala de prioridades a serem levadas para decisão superior;
--- > não há direitos adquiridos;
--- > Processo orçamentário que se apoia na necessidade de justificativa de todos os programas cada vez que se inicia um novo ciclo orçamentário. (Os programas devem ser justificados);
--- > Analisa, revê e avalia todas as despesas propostas e não apenas as das solicitações que ultrapassam o nível de gasto já existente;
Obs.: Abordagem orçamentária desenvolvida nos Estados Unidos, pela Texas Instruments Inc., durante o ano de 1969. Foi adotada pelo Estado da Geórgia (governo Jimmy Carter), com vistas ao ano fiscal de 1973.
Orçamento Base-Zero:
ITEM A) No setor público, entende-se por orçamento-programa aquele que evidencia as despesas segundo sua natureza, dando ênfase aos meios de obtenção de recursos que justifique em que e para que o governo gastará, e também quem será responsável pela execução de suas ações.
ERRADO. O item trata do Orçamento Tradicional, que é mero instrumento contábil e de controle político, praticamente desvinculado com as ações e planejamento governamentais.
ITEM B) O orçamento de base zero envolve o controle operacional pelo qual cada gestor deve justificar todas as solicitações de dotações orçamentárias em detalhes, a partir do ponto zero, para serem avaliadas por análises sistemáticas e classificadas por ordem de importância em diferentes etapas operacionais.
CORRETO.
ITEM C) A verificação do não-cumprimento dos resultados orçados é realizada com a adoção do orçamento flexível, que permite a fusão entre os custos fixos e variáveis da organização ajustados de acordo com o volume das receitas.
ERRADO. O orçamento flexível é um conjunto de orçamentos que podem ser ajustados a qualquer nível de atividades. A base para elaboração do orçamento flexível é a perfeita distinção entre custos fixos e variáveis, sendo que os variáveis seguirão o volume de atividade, enquanto os custos fixos terão tratamento tradicional. Fonte:https://www.manutencaoemfoco.com.br/orcamento-flexivel/
ITEM D) O orçamento baseado no sistema de custo por atividade (ABC) é elaborado como parte integrante da análise estratégica de uma organização, visando identificar os custos de cada um dos seus departamentos.
ERRADO. Esta metodologia de apuração de custos, também chamada de ABC (Activity Base Costing) se diferencia dos sistemas tradicionais pois reconhece que o consumo de recursos de uma empresa ocorre pelas atividades, sendo estas utilizadas para a alocação dos custos. Fonte:https://orcamentoempresarial.com/2017/11/20/o-custeio-baseado-em-atividades-e-as-novas-estruturas-de-custos/
ITEM E) As decisões de investimentos de curto prazo são baseadas no orçamento de capital, que permite a análise de projetos e a imediata escolha, pelos dirigentes, dos projetos mais viáveis a serem implantados pela organização.
ERRADO. O orçamento de capital requer uma estimativa de fluxos de caixa livres que serão obtidos com o projeto de análise. As previsões de investimentos em ativos, de vendas, também de preços, de custos e despesas devem ser elaboradas da forma mais realista a acurada possível. De qualquer modo, a incerteza em orçamentos de capital é elevada, pois envolve cenários econômicos e políticos de longo prazo.
Fonte:http://www.portaldecontabilidade.com.br/tematicas/analiseinvestimentos.htm
Quaisquer erros, por favor mandar PM.
Espero ter ajudado.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo