Ana Cristina Figueiredo apresenta como proposta para atuação...
( ) A construção do caso clínico é o (re)arranjo dos elementos do discurso que caem ao pé da letra.
( ) A pedagogia interpretativa e a terapêutica da restauração são formas de trabalho na saúde mental que consideram a singularidade do sujeito.
( ) No campo da saúde mental, a reabilitação tem sucesso ao seguir o estilo do sujeito.
( ) O risco da proposta da construção do caso clínico é causar a cronificação, por tocar a verdade do sujeito.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Alternativa Correta: D - V – F – V – F
Vamos analisar cada afirmativa para entender o porquê dessa alternativa ser a correta.
(V) A construção do caso clínico é o (re)arranjo dos elementos do discurso que caem ao pé da letra.
A construção do caso clínico, segundo Ana Cristina Figueiredo, envolve o (re)arranjo dos elementos do discurso do paciente. Esta afirmativa está correta, pois a proposta se baseia na reorganização dos fragmentos do discurso do paciente, que são tomados "ao pé da letra", evidenciando a importância da escuta e interpretação detalhada no contexto clínico.
(F) A pedagogia interpretativa e a terapêutica da restauração são formas de trabalho na saúde mental que consideram a singularidade do sujeito.
Esta afirmativa é falsa porque, na abordagem de Ana Cristina Figueiredo, a ênfase é na construção do caso clínico e na escuta psicanalítica. A pedagogia interpretativa e a terapêutica da restauração não são mencionadas como formas de trabalho que consideram a singularidade do sujeito no contexto apresentado.
(V) No campo da saúde mental, a reabilitação tem sucesso ao seguir o estilo do sujeito.
Esta afirmativa é verdadeira. A reabilitação e os tratamentos na saúde mental têm maior eficácia quando personalizados e adaptados ao estilo e necessidades individuais do sujeito, respeitando sua singularidade e subjetividade.
(F) O risco da proposta da construção do caso clínico é causar a cronificação, por tocar a verdade do sujeito.
Esta afirmativa é falsa. A construção do caso clínico, ao abordar a verdade do sujeito, visa precisamente evitar a cronificação, promovendo uma compreensão mais profunda e individualizada que facilita intervenções mais eficazes. O intuito é proporcionar um tratamento que ajude o sujeito a elaborar suas demandas e questões pessoais, não a cronificação de sua condição.
Conclusão:
A questão aborda conceitos fundamentais sobre a proposta de Ana Cristina Figueiredo para a construção do caso clínico no contexto da psicanálise. É necessário compreender a importância do discurso do paciente, a personalização do tratamento e entender o objetivo da construção do caso clínico em evitar a cronificação e promover uma intervenção eficaz e singular.
Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer a questão e os conceitos envolvidos. Se precisar de mais detalhes ou tiver outras dúvidas, estou à disposição!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab D
( ) A pedagogia interpretativa e a terapêutica da restauração são formas de trabalho na saúde mental que consideram a singularidade do sujeito. Falso
( ) O risco da proposta da construção do caso clínico é causar a cronificação, por tocar a verdade do sujeito. Falso
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo