O Manual de Psicologia Hospitalar-CRP-08 coleta dados, conte...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1371435 Psicologia
O Manual de Psicologia Hospitalar-CRP-08 coleta dados, contextualiza, analisa e propõe reflexões críticas e éticas sobre a prática de psicólogos nos hospitais. Com base nessa obra e nessa área de atuação, assinale a alternativa correta.
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Vamos analisar a questão e entender a alternativa correta, assim como o motivo das outras estarem incorretas.

Alternativa Correta: E - "Ao abandonar a atitude e o método clínico, o psicólogo hospitalar corre o risco de priorizar o estudo da técnica em detrimento do estudo dos seres humanos."

Esta alternativa é correta porque destaca um ponto crucial da Psicologia Hospitalar: a importância de manter um enfoque no ser humano. Quando o psicólogo hospitalar se desvia do método clínico, ele pode se perder em técnicas, esquecendo-se do paciente como um indivíduo com necessidades emocionais e psicológicas únicas. A prática clínica é fundamental para garantir que a atuação do psicólogo seja centrada no paciente, promovendo um cuidado integral e humanizado.

Vamos agora analisar as alternativas incorretas:

A - "O benefício da utilização das técnicas em hospitais reside no seu emprego por jovens profissionais que exercem sua prática com maior liberdade."

Esta alternativa está incorreta porque o benefício das técnicas utilizadas em hospitais não depende da idade ou liberdade dos profissionais, mas sim da eficácia e adequação dessas técnicas ao contexto hospitalar e às necessidades dos pacientes.

B - "O dinamismo das instituições hospitalares criou os psicólogos hospitalares de protocolo."

Esta alternativa está incorreta porque não é o dinamismo das instituições hospitalares que cria psicólogos de protocolo. Na verdade, a Psicologia Hospitalar busca justamente romper com práticas engessadas e padronizadas, promovendo uma atuação mais flexível e adaptada às necessidades individuais de cada paciente.

C - "A interlocução com os pares de prática é um dos impasses para o exercício da psicologia em hospitais."

Esta alternativa está incorreta porque a interlocução com os pares é, na verdade, um aspecto positivo e necessário no ambiente hospitalar. Colaboração e comunicação entre profissionais de saúde são essenciais para um atendimento multidisciplinar eficaz.

D - "A denominação 'Psicologia Hospitalar' para a prática exercida por psicólogos em hospitais tem origem no modelo da Medicina."

Esta alternativa está incorreta porque a denominação "Psicologia Hospitalar" não se origina diretamente do modelo médico, mas sim da prática específica da Psicologia no contexto hospitalar, com suas próprias abordagens e metodologias.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gente, alguma referência pra essa questão?

Gab E

Ao abandonar a atitude e o método clínico, o psicólogo hospitalar corre o risco de priorizar o estudo da técnica em detrimento do estudo dos seres humanos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo