Na prática odontológica, as condições de trabalho são deter...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q243680 Odontologia
Na prática odontológica, as condições de trabalho são determinantes para a saúde do profissional, sendo necessário providenciar proteção contra os riscos
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa A é a correta nesta questão sobre biossegurança na prática odontológica.

Vamos entender o porquê:

A alternativa A discute a proteção contra riscos ergonômicos, o que envolve a capacitação da equipe de trabalho. Isso é fundamental na odontologia, onde a má postura e movimentos repetitivos podem causar lesões e desconfortos. A ergonomia é a ciência que busca adaptar o trabalho às condições físicas e mentais dos trabalhadores, promovendo mais saúde e eficiência.

Agora, analisando as alternativas incorretas:

A alternativa B menciona riscos mecânicos, citando o uso de protetores auriculares. No entanto, riscos mecânicos estão mais relacionados com acidentes de trabalho, e não com a proteção auditiva especificamente.

A alternativa C trata de riscos biológicos, mas sugere proteger o compressor de ar com caixa acústica, o que é uma solução para reduzir ruído, não para proteção biológica.

A alternativa D refere-se a riscos físicos, mencionando a manutenção de recipientes com gases medicinais. No entanto, isso se refere mais à segurança operacional do que à proteção física contra riscos físicos comuns como ruídos, vibrações, radiações, entre outros.

A alternativa E fala sobre riscos químicos e planejamento do atendimento diário. O planejamento do atendimento não está diretamente ligado à proteção contra riscos químicos.

Compreendendo esses conceitos, fica claro que a ergonomia é uma questão central para a saúde do profissional na odontologia, tornando a alternativa A a mais apropriada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Riscos e seus agentes
1. Riscos de acidentes

Qualquer fator que coloque o trabalhador em situação vulnerável e possa afetar sua integridade, e seu bem estar físico e psíquico. São exemplos de risco de acidente: as máquinas e equipamentos sem proteção, probabilidade de incêndio e explosão, arranjo físico inadequado, armazenamento inadequado, etc.


2. Riscos ergonômicos

Qualquer fator que possa interferir nas características psicofisiológicas do trabalhador, causando desconforto ou afetando sua saúde. São exemplos de risco ergonômico: o levantamento de peso, ritmo excessivo de trabalho, monotonia, repetitividade, postura inadequada de trabalho, etc.


3. Riscos físicos

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.


4. Riscos químicos

Consideram-se agentes de risco químico as substâncias, compostos ou produtos que possam penetrar no organismo do trabalhador pela via respiratória, nas formas de poeiras, fumos gases, neblinas, névoas ou vapores, ou que seja, pela natureza da atividade, de exposição, possam ter contato ou ser absorvido pelo organismo através da pele ou por ingestão.


5. Riscos biológicos

Consideram-se como agentes de risco biológico as bactérias, vírus, fungos, parasitos, entre outros.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo