A Era Vargas foi um termo empregado para acentuar a longa pe...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1231646 História
A Era Vargas foi um termo empregado para acentuar a longa permanência no poder de Getúlio Vargas que ocupou a presidência do país, em um primeiro momento, por quinze anos: de 1930 a 1945. Depois retornou ao mesmo posto em 1951, governando por mais três anos. Sobre o Estado Novo considerada a fase explicitamente ditatorial de Getúlio Vargas é CORRETO afirmar:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

O Estado Novo é um período fundamental da história do Brasil associado à ascensão e manobra política de Getúlio Vargas. Iniciou-se no dia 10 de novembro de 1937, marcando uma nova fase na gestão de Vargas, onde a Constituição de 1934 foi revogada, suprimindo eleições e restringindo a liberdade de expressão, o que remete a práticas autoritárias similares às observadas na Europa sob o comando de Mussolini e Hitler.

A característica marcante desse período foi o controle estatal que assumiu feições de um regime fascista. No entanto, é importante destacar que o Estado Novo também foi responsável pela implementação de importantes legislações trabalhistas no país, através da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que até hoje rege as relações de trabalho no Brasil.

Diante dessas informações, a alternativa correta para a questão é a Letra A, que descreve de forma precisa a instituição do Estado Novo, as consequências de sua implantação para a política e sociedade brasileiras, bem como a contribuição positiva em termos de legislação trabalhista.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gabarito - Letra A

A Constituição de 1937 "A Polaca", inspirada na constituição da Polônia, substituiu a de 1934 e apesar das repressões de um governo autoritário houveram avanços nos campos trabalhistas, como por exemplo a jornada de trabalho, direito a férias e salário mínimo.

A letra B se refere ao tenentismo e a C à tentativa de golpe comunista durante o governo constitucional de Vargas, antes do Estado Novo.

Forçou a barra nesse gabarito, hein. Falo é nada.

Marquei letra A mas cabe recurso pra anular a questão. O controle exercido por Vargas não era "fascista", mas sim (e no máximo) de inspiração fascista. Mesmo que o examinador tenha ressaltado que Vargas se inspirou nos fascistas europeus categorizou seu controle politico e estatal com plenamente fascista, o que não é verdade.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo