Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz....

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770451 Farmácia
Estar grávida não significa apenas esperar para dar à luz. A gravidez e o parto representam momentos marcantes para a mulher; é raro uma gravidez ser recebida com indiferença. Por isso, considerando o risco da utilização de fármacos durante a gravidez com potenciais efeitos teratogênicos, a resolução da Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), RE nº. 1548, de 23 de setembro de 2003, determinou a publicação das “categorias de risco de fármacos destinados às mulheres grávidas”. Sobre fármacos e gravidez, considere as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta: I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado em mulheres grávidas ou que possam vir a engravidar; pois com a utilização desse medicamento, pode ocorrer má- formação genitais e cardíacas em fetos de ambos os sexos. II. O atenolol é um betabloqueador e o uso dessa classe farmacológica durante a gravidez pode prejudicar o crescimento do feto, causar hipoglicemia e bradicardia neonatal. III. A budesonida é indicada para rinite alérgica moderada a grave e rinite não alérgica, mas seu uso no primeiro trimestre de gestação é associado a má-formação congênita, especialmente musculares e cardíacas; deve-se monitorar neonatos que foram expostos a corticosteroides sistêmicos in utero quanto ao surgimento de hipoadrenalismo. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

III.  Os corticói-des tópicos nasais são aparentemente seguros na gra-videz. Na grávida asmática com sintomas persistentes o cromoglicato inalado é o mais seguro, seguido da budesonida

http://www.asbai.org.br/revistas/Vol263/cond.htm

I. O acetato de medroxiprogesterona é contraindicado para: pacientes grávidas ou com suspeita de gravidez como teste para diagnóstico de gravidez,com o uso durante a gestação pode alterar o desenvolvimento dos órgãos sexuais do bebê (verdadeiro)

II. O atenolol  durante a gravidez ou na amamentação, podem apresentar risco de hipoglicemia e bradicardia (Verdadeiro)

I) O acetato de medroxiprogesterona está classificado na categoria X de risco de gravidez, sendo, portanto portanto contraindicado a mulheres grávidas ou que possam ficar grávidas durante o tratamento. O seu uso acidentalmente durante a gestação pode alterar o desenvolvimento dos órgãos sexuais do feto e reduzir o seu crescimento, aumentando o risco de baixo peso ao nascer, envolvendo complicações e maior risco de morte.

II) O atenolol é um bloqueador β-adrenérgico, com classificação de risco D. Diversos estudos consideram que o uso dessa classe de medicamentos durante a gravidez aumenta o risco de restrição de crescimento intrauterino, além de estar associado a risco elevado de hipoglicemia e letargia neonatal.

III) Está bem documentado o uso de corticosteroides tópicos no caso de rinites alérgica ou não alérgica durante a gestação. A budesonida inalatória apresenta segurança comprovada pelos numerosos estudos nas gestantes asmáticas, assumindo esse medicamento a categoria B durante a gravidez. Em relação aos corticosteroides sistêmicos, seu uso é considerado de exceção na rinite durante a gestação, em curtos períodos. O uso prolongado ou em doses maiores pode levar à insuficiência adrenal, baixo peso ao nascimento e malformações congênitas.

I,II e III verdadeiras

Questão errada, corticóides inalatórios são seguros na gravidez.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo