Tendo em vista que os níveis de biossegurança em biotérios v...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2487677 Veterinária

Tendo em vista que os níveis de biossegurança em biotérios vão de 1 a 4, em ordem crescente de segurança para mitigar riscos inerentes às atividades práticas desenvolvidas nesses estabelecimentos, julgue o próximo item, a respeito desse tema.


Ao se construir um biotério, optar por edificação que facilite a limpeza, desinfecção e manutenção desse espaço físico constitui uma barreira primária de segurança.

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é E - errado.

Vamos entender o porquê. A questão aborda os níveis de biossegurança em biotérios, que variam de 1 a 4, indicando um aumento progressivo nas medidas de proteção contra riscos biológicos. Esses níveis são extremamente importantes para garantir a segurança na manipulação de agentes biológicos que podem ser potencialmente perigosos para a saúde humana e animal.

O item da questão sugere que optar por uma edificação que facilite a limpeza, desinfecção e manutenção constitui uma barreira primária de segurança. No entanto, essa afirmação está incorreta. As barreiras primárias de segurança referem-se a equipamentos ou práticas que oferecem proteção direta, como o uso de cabines de segurança biológica, equipamentos de proteção individual (EPIs), e técnicas de manipulação adequadas.

A facilitação da limpeza e desinfecção é uma característica importante para garantir a manutenção da higiene e a prevenção de contaminações. No entanto, ela não se enquadra como uma barreira primária de segurança, mas sim como uma prática de boa gestão do ambiente de trabalho que contribui para a segurança geral do biotério.

Além disso, as barreiras de biossegurança são divididas em primárias e secundárias, onde as primárias incluem os elementos diretamente relacionados à contenção do material biológico, enquanto as secundárias envolvem a infraestrutura das instalações e os procedimentos operacionais padrão.

Portanto, ao analisar a questão, a confusão entre práticas de gerenciamento de instalação (como edificação e manutenção) e medidas de segurança direta é o que torna a alternativa errada.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

As barreiras primárias são equipamentos de proteção individual e cabines de segurança. As barreiras secundárias é a organização como um todo do laboratório e instalações.

Barreiras Primárias: Protegem diretamente o trabalhador e o ambiente imediato (EPI, cabines de segurança, práticas de trabalho).

Barreiras Secundárias: Englobam a estrutura e organização do laboratório que suportam as barreiras primárias, como design do laboratório, ventilação, controle de acesso e gerenciamento de resíduos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo