Uma determinada gravação está sendo feita em externa, durant...

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Q567965 Áudio e Vídeo
Uma determinada gravação está sendo feita em externa, durante o dia, sob o sol e com céu claro. Se a câmera utilizada for uma Sony D50, o filtro correto para reduzir a profundidade de campo é o:
Alternativas

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A alternativa correta é a B - 5600K + 1/8ND.

Para entender o motivo, precisamos considerar dois aspectos principais nesta questão: a temperatura de cor e o uso de filtros ND (Neutral Density).

A temperatura de cor é uma característica essencial ao trabalhar com câmeras, especialmente em externas. A luz do dia, sob sol e céu claro, geralmente tem uma temperatura de cor em torno de 5600K. Portanto, para equilibrar a câmera corretamente para a iluminação disponível, o ajuste de 5600K é o ideal.

Agora, sobre a profundidade de campo, ela pode ser manipulada com o uso de filtros ND. Estes filtros permitem reduzir a quantidade de luz que entra na câmera sem alterar a cor da imagem, possibilitando a abertura do diafragma para diminuir a profundidade de campo. O filtro 1/8ND é adequado para reduzir a intensidade da luz em um ambiente claro sem causar superexposição, permitindo um controle mais preciso sobre a profundidade de campo.

Abaixo, vamos analisar por que as outras alternativas estão incorretas:

  • A - 5600K: Embora a temperatura de cor esteja correta para as condições do dia, ela não inclui um filtro ND, que é necessário para reduzir a profundidade de campo.
  • C - 3200K + 1/8ND: A combinação de 1/8ND é adequada para controle de luz, mas a temperatura de cor de 3200K não corresponde à luz do dia, causando um desequilíbrio de cor.
  • D - 3200K: Esta opção falha em dois aspectos: a temperatura de cor está incorreta para luz do dia e não há filtro ND para controle da profundidade de campo.
  • E - 3200K + 1/64ND: Novamente, a temperatura de cor não condiz com a luz diurna e o filtro 1/64ND é muito escuro, podendo causar subexposição em ambientes muito iluminados.

Portanto, a combinação de 5600K + 1/8ND na alternativa B é a escolha mais adequada para as condições de gravação descritas.

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Comentários

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Por acaso existe um filtro que possa reduzir a profundidade de campo, sugerir movimento ou transforma aquela cachoeira de esquema?

 

Claro que sim! É o filtro de densidade neutra (ND – Neutral Density, em inglês). A única função do filtro ND é reduzir a intensidade da luz na cena. E são graduados, conforme ilustração acima.

 Ele derruba a luminosidade geral sem interferir com as cores e é fornecido em incrementos de 1 ponto. Assim, por exemplo, um filtro ND de 3 pontos abaixa a intensidade da luz em 3 pontos.

A redução da intensidade de luz permite que você use maiores aberturas de diafragma (que resultam em menor profundidade de campo) ou velocidades mais baixas de obturador.

 

Fonte: https://focusfoto.com.br/filtros-de-densidade-neutra-nd/

Temperatura de cor

- 1000-2000 K → Luz de velas

- 2500-3500 K → Lâmpada de Tungstênio/halógenas (as mais comuns em casas)

- 3000-4000 K → Nascer/Pôr-do-sol (céu limpo)

- 4000-5000 K → Lâmpadas Fluorescentes

- 5000-5500 K → Flash

- 5000-6500 K → Luz do dia com céu claro (sol a pino)

- 6500-8000 K → Céu levemente nublado

- 9000-10000 K → Sombra ou céu muito nublado

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