A segurança e a qualidade do sangue e hemocomponentes devem...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770458 Farmácia
A segurança e a qualidade do sangue e hemocomponentes devem ser asseguradas em todo o processo, desde a captação de doadores até a sua administração ao paciente. A hemovigilância inserese nessa perspectiva como um sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis (MANUAL TÉCNICO DE HEMOVIGILÂNCIA, 2007). Leia as afirmativas a seguir e assinale a alternativa correta: I. Os hemocomponentes processados só podem ser liberados para o consumo após a conclusão dos testes imunohematológicos e sorológicos (tipagem sangüínea ABO (direta e reversa); Rh; anticorpos irregulares; Doença de Chagas; Hepatite B; Hepatite C; HIV/AIDS; HTLV I/II e Sífilis. II. O sangue total e o concentrado de hemácias devem ser armazenados em temperatura de 2 a 6º C, com validade entre 21 a 42 dias. O plasma comum, fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C com validade acima de 1 ano. E o concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura entre 20 e 24ºC, sob agitação constante e tem validade de 3 a 5 dias. III. Durante todo período de transfusão o paciente deve ser rigorosamente observado e, pelo menos nos primeiros 10 minutos da transfusão, um técnico preparado deverá permanecer ao seu lado observando-o. O tempo de infusão de cada bolsa deve ser indicado pelo médico, entretanto, nunca deve exceder 4 horas. Na suspeita de reação transfusional, a transfusão deve ser suspensa, o paciente prontamente atendido e o serviço de hemoterapia comunicado. Estão corretas as afirmativas:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Nessa questão, a alternativa II induz ao erro qdo fala que o plasma, pfc e crio em temperaturas abaixo de -20 seriam preservadas por mais de 12 meses. Na verdade o que fala a portaria 158/2016 é que, qdo armazenadas à -20 o tempo será de 12 meses e à -30 ou menos, 24 meses.

Plasma comum a validade são 5 anos, não?

Observar o paciente apenas 10 minutos? Nao eram 15 minutos?

Não concordo com o gabarito. A alternativa correta seria letra B.

RESOLUÇÃO DA DIRETORIA COLEGIADA – RDC N° 34, DE 11 DE JUNHO DE 2014

Art. 60.

§ 1º O concentrado de plaquetas deve ser armazenado em ambiente com temperatura controlada de 22 ± 2ºC, sob agitação constante, com validade de 3 (três) a 5 (cinco) dias, dependendo do tipo de plastificante da bolsa de conservação.

Gabarito.B

Porque a II está errada?

II. O sangue total e o concentrado de hemácias devem ser armazenados em temperatura de 2 a 6º C, com validade entre 21 a 42 dias. O plasma comum, fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C com validade acima de 1 ano.

Comentário: Acima de 1 ano se for outras temperaturas. Plasma fresco congelado e o crioprecipitado devem ser armazenados em freezer em temperatura inferior a -20º C e têm validade de 1 ano.

Caso seja conservado em temperatura inferior a -30º C, o plasma fresco congelado terá validade de 2 anos. Após esse período (1 ou 2 anos) ele passará a ser considerado como plasma comum e terá, então, a validade máxima de 4 anos.

O plasma comum e o plasma isento do crioprecipitado devem ser conservados na mesma temperatura (inferior a -20º C) e têm validade de 5 anos.

E o concentrado de plaquetas deve ser armazenado em temperatura entre 20 e 24ºC, sob agitação constante e tem validade de 3 a 5 dias.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo