As primeiras escolas de Serviço Social no Brasil surgiram na...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2367387 Serviço Social
As primeiras escolas de Serviço Social no Brasil surgiram na terceira década do século XX, num momento em que a profissão estava em expansão em toda a Europa e nos Estados Unidos. Tanto o Serviço Social americano, quanto o europeu, influenciaram o Serviço Social brasileiro. Acerca desse assunto, analise as assertivas abaixo:

I. O Serviço Social na Europa atuou no enfrentamento da questão social enquanto uma exteriorização de problemas individuais, que poderiam ser controladas por meio de uma prática social reformadora de caráter, que ficou conhecida como Serviço Social de Caso.
II. O Serviço Social nos Estados Unidos ficou conhecido como Serviço Social de Grupo.
III. O Serviço Social europeu foi influenciado pelo positivismo de Augusto Comte, pela Física Social de Fréderic Le Play e pela Sociologia de Émile Durkheim; na busca pelo controle social para o progresso, a profissão associou esse pensamento ao conservadorismo da Igreja Católica, o que atendeu aos interesses da burguesia, que procurava frear o movimento do proletariado.
IV. O Serviço Social norte-americano foi influenciado pelos ensinamentos de Florence Nightingale e Mary Richmond, atribuindo grande importância as visitas domiciliares.

É correto o que se afirma em
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Gaba: C

GAB "C"

I) F. O Serviço Social na Europa não atuou apenas no enfrentamento da questão social como uma exteriorização de problemas individuais. Na verdade, o Serviço Social de Caso foi uma das abordagens utilizadas, mas não a única. Além disso, o Serviço Social europeu também se envolveu em outras práticas e abordagens, como o Serviço Social de Grupo e o Serviço Social Comunitário.

II) F. Mary Ellen Richmond foi uma assistente social pioneira no desenvolvimento do trabalho social profissional nos Estados Unidos. Nascida em 1861, em Belleville, Illinois, Richmond dedicou sua vida ao estudo e prática do serviço social, buscando sempre melhorar as condições de vida dos menos favorecidos. Ela desenvolveu o que ficou conhecido como o “Método de Caso Social”, uma abordagem individualizada que envolvia a coleta de informações detalhadas sobre a história e situação de vida de cada pessoa atendida, a identificação de necessidades e recursos disponíveis, e a elaboração de um plano de intervenção personalizado. Uma das principais contribuições de Richmond foi a ênfase na importância da relação entre o assistente social e o cliente, baseada na empatia, respeito e colaboração mútua. Ela acreditava que o assistente social deveria agir como um facilitador do processo de mudança, ajudando o cliente a identificar seus problemas, encontrar soluções e fortalecer suas habilidades e recursos pessoais. Richmond também foi autora de diversas obras fundamentais na área da assistência social, incluindo “Social Diagnosis” .

III) V. O Serviço Social europeu foi influenciado pelo positivismo de Augusto Comte, pela Física Social de Fréderic Le Play e pela Sociologia de Émile Durkheim. Na busca pelo controle social para o progresso, a profissão associou esse pensamento ao conservadorismo da Igreja Católica, atendendo aos interesses da burguesia, que procurava frear o movimento do proletariado.

IV. V. O Serviço Social norte-americano foi influenciado pelos ensinamentos de Florence Nightingale e Mary Richmond, atribuindo grande importância às visitas domiciliares.

Referência:

O surgimento das primeiras escolas de Serviço Social na América Latinahttps://www.encyclopedia.com/history/culture-magazines/1900s-birth-american-century https://www.timeanddate.com/calendar/decade.html.

https://maestrovirtuale.com/mary-richmond-biografia-metodologia-e-obras/ https://pt.slideshare.net/SilvioAntnio1/questionrio-dirigido-mary-richmond-e-o-servio-social-de-casos.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo