Considerando o teor da Lei n.º 8.429/1992, julgue o item. N...
No caso de infrações permanentes, a ação para a aplicação das sanções previstas na Lei de Improbidade Administrativa é imprescritível.
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (2)
- Comentários (8)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gab: Errado
Lei 8.429/92 (LIA):
Art. 23. A ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência.
Qual é o prazo prescricional para a propositura de ações de improbidade administrativa?
8 anos. É o que prevê o art. art. 23 da Lei nº 8.429/92:
Art. 23. A ação para a aplicação das sanções previstas nesta Lei prescreve em 8 (oito) anos, contados a partir da ocorrência do fato ou, no caso de infrações permanentes, do dia em que cessou a permanência. (Redação dada pela Lei nº 14.230/2021)
e no caso de infração permanente? no dia que cessou a permanência.
EXCEÇÃO:
São imprescritíveis as ações de ressarcimento ao erário fundadas na prática de ato doloso tipificado na Lei de Improbidade Administrativa.
STF. Plenário. RE 852475/SP, Rel. orig. Min. Alexandre de Moraes, Rel. para acórdão Min. Edson Fachin, julgado em 08/08/2018 (Info 910).
ERRADO
Outro detalhe é que sempre perguntam, em regra, qual o prazo prescricional das ações improbidade.
Resposta: 8 anos.
Bons Estudos!!!
se a infração for permanente e não cessar a permanência, como fica? Não identifiquei na questão nada sobre cessar a permanência
Não precisa nem conhecer a lei para responder esta. Simplesmente não faz sentido ser imprescritível só porque é permanente.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo