Para evitar que o excesso de intervenções tecnológicas amea...
Para evitar que o excesso de intervenções tecnológicas ameace a segurança física e emocional da gestante e feto, em partos de baixo risco, algumas condutas têm sido desaconselhadas, no entanto, outras são úteis e permanecem sendo indicadas. É conduta claramente recomendada em partos de baixo risco:
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa C - "Uso único de materiais descartáveis" é a correta.
No contexto dos partos de baixo risco, a ênfase está em promover um ambiente seguro para a gestante e o feto, minimizando intervenções desnecessárias. O uso de materiais descartáveis é uma medida que permanece recomendada porque reduz os riscos de infecções, garantindo a segurança tanto da mãe quanto do bebê. Esta prática é alinhada com os princípios da prevenção de infecção hospitalar, sendo uma norma essencial em qualquer procedimento clínico.
Vamos entender o porquê das outras alternativas estarem incorretas:
A - Exame retal: Esta prática não é recomendada de forma rotineira em partos de baixo risco. Os exames vaginais são geralmente suficientes para monitorar o progresso do trabalho de parto. O exame retal pode aumentar o desconforto da gestante e não oferece benefícios adicionais significativos neste contexto.
B - Corte do cordão umbilical precoce: Estudos têm demonstrado que o corte tardio do cordão umbilical é benéfico para o recém-nascido, permitindo uma melhor transferência de sangue do cordão, o que pode melhorar os níveis de ferro e reduzir o risco de anemia. Portanto, o corte precoce não é a conduta recomendada.
D - Controle da dor por agentes sistêmicos: Embora o controle da dor seja importante, a utilização de agentes sistêmicos pode ter efeitos colaterais tanto para a mãe quanto para o bebê. Métodos não farmacológicos são preferidos em partos de baixo risco, sempre que possível, para minimizar riscos.
E - Uso rotineiro da posição de litotomia com estribos durante o trabalho de parto: A posição de litotomia é tradicional, mas não é a mais confortável ou eficaz para todas as mulheres. A mobilidade e a liberdade de posição durante o trabalho de parto são agora reconhecidas como benéficas, permitindo que a mulher escolha a posição mais confortável para ela.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo