Técnica de coleta de dados que envolve a comparação de prát...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q1769117 Gerência de Projetos
Técnica de coleta de dados que envolve a comparação de práticas de projetos reais ou planejados, ou dos padrões de qualidade do projeto, com as de projetos comparáveis para identificar as melhores práticas, gerar ideias para melhorias e fornecer uma base para medir o desempenho. Pode existir dentro de uma organização executora ou fora dela, ou pode estar dentro da mesma área ou em outra área de aplicação. Permite a realização de analogias a partir de projetos em outra área de aplicação ou em diferentes setores. Trata-se de:
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa correta é a D - Benchmarking.

O Benchmarking é uma técnica de coleta de dados amplamente utilizada em gerenciamento de projetos. Ele envolve a comparação das práticas e dos padrões de qualidade de um projeto com aqueles de projetos semelhantes, a fim de identificar as melhores práticas. Este método é essencial para gerar ideias inovadoras para melhorias e estabelecer uma base sólida para medir o desempenho de um projeto.

Uma característica importante do Benchmarking é sua flexibilidade, podendo ser aplicado tanto dentro quanto fora da organização, e até mesmo em diferentes setores de atuação. Essa abordagem permite realizar analogias e adotar estratégias eficazes já testadas em outros contextos.

Agora, vejamos por que as outras alternativas estão incorretas:

A - Diagrama de Afinidades: Esta técnica é usada para organizar ideias em grupos com base em suas afinidades naturais. Embora seja uma ferramenta útil na fase de coleta de dados, especialmente em brainstorming, ela não envolve a comparação de práticas de projetos, como faz o Benchmarking.

B - Projeto de Experimentos: Esta é uma abordagem estatística para planejar, conduzir, analisar e interpretar experimentos controlados. Seu foco está em determinar as causas e efeitos de mudanças em processos, e não em comparar práticas de diferentes projetos.

C - Amostragem Estatística: Esta técnica envolve a seleção de uma parte representativa de uma população para inferir características do todo. Embora relevante para a coleta de dados, a amostragem estatística não se destina à comparação de práticas de projetos.

Espero que esta explicação tenha ajudado a esclarecer suas dúvidas sobre a questão abordada e a importância do Benchmarking no gerenciamento de projetos.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

GABARITO D

Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

Os indicadores são a base do benchmarking e correspondem aos critérios que devem ser entendidos e interpretados de modo a refletir de forma fiel o processo a ser acompanhado.

FONTE: https://escritoriodeprojetos.com.br/benchmarking

Para que a questão em apreço seja respondida corretamente, é preciso que tenhamos conhecimentos sobre algumas técnicas que podem ser usadas no gerenciamento de projetos. Neste caso, assinalemos aquela que é descrita no enunciado.

BENCHMARKING

Benchmarking, ou padrão/ponto de referência, é uma técnica que faz comparações e busca imitar as organizações que tenham práticas exemplares, sejam elas do mesmo ramo de negócios ou não, concorrentes ou não. O ideal desta ferramenta é a busca das melhores práticas de gestão de modo a ganhar vantagem competitiva.

Como ensina Maximiano (p.372, 2018), “O benchmarking é o padrão ou ponto de referência a ser copiado, quando se redesenham processos”.

O uso desta técnica possui cinco etapas. São elas:

Planejamento: é a etapa responsável por definir a pesquisa das melhores práticas. Nesta etapa, os procedimentos essenciais são:

·        Seleção do produto a ser comparado;

·        Seleção do marco de referência: com quem comparar?

·        Definição do método de obtenção de dados.

Análise: aborda a coleta, estudo e interpretação dos dados sobre a organização selecionada como marco de referência. Aqui acontecem as seguintes atividades:

·        Entendimento das práticas do marco de referência;

·        Determinação das diferenças.

Integração: é onde ocorre a utilização das informações para definir as modificações no produto ou processo comparado. Os seus procedimentos típicos são:

·        Obter aprovação das informações obtidas;

·        Comunicar as informações d benchmarking a todos níveis organizacionais.

Ação: é o momento de implementação das práticas. Aqui acontecem as atividades de:

·        Colocação em prática dos resultados obtidos;

·        Avaliação contínua da implementação;

·        Previsão de modificações;

·        Comunicação do progresso.

Maturidade: é o resultado da implementação das melhores práticas. Um dos seus indicativos é o interesse de outras organizações ou produtos copiados. Nesta fase também há o interesse contínuo de aprimoramento com base nas melhores práticas. Uma empresa madura pratica o Benchmarking continuamente.

Concluímos que a alternativa "D" é a correta.

GABARITO: D

Fonte:

MAXIMIANO, A. C. A. Teoria Geral da Administração: da revolução urbana à revolução digital. 8. ed. São Paulo: Atlas, 2018.

(Certa)Benchmarking é o processo de comparar os métodos de trabalho em relação às melhores práticas e resultados com o propósito de identificar mudanças que levem a resultados de melhor qualidade.

ERRADA )Projetos de experimentos são técnicas utilizadas por profissionais da engenharia da qualidade para melhorar um processo através de experimentos que indicam o efeito de fatores no procedimento, como por exemplo, a temperatura, a concentração de componentes, a velocidade de fabricação, a pureza de um material, etc. 

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo