Paciente alcoólatra realiza RM de abdome com contraste de r...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para resolver a questão proposta, é importante entender o conceito do sistema LI-RADS (Liver Imaging Reporting and Data System), que é utilizado para classificar achados em exames de imagem do fígado, principalmente em pacientes com risco de carcinoma hepatocelular (CHC), como os alcoólatras.
O tema central da questão envolve a interpretação de características específicas de um nódulo observado em uma ressonância magnética (RM) de abdome com contraste. Precisamos identificar a classificação correta deste nódulo utilizando o sistema LI-RADS.
A alternativa correta é a D - LIRADS 5.
Justificativa:
- Um nódulo hipervascular com “Wash-out” (ou seja, perda de contraste na fase tardia) e realce da cápsula é altamente indicativo de CHC.
- Essas características são típicas de um nódulo classificado como LI-RADS 5, que indica alta probabilidade de ser carcinoma hepatocelular.
Análise das alternativas incorretas:
- A - LIRADS 2: Essa classificação sugere uma lesão benigna ou provavelmente benigna, sem as características de hipervascularidade e “Wash-out”.
- B - LIRADS 3: Refere-se a uma lesão indeterminada, onde não há certeza sobre a natureza da lesão. Os achados descritos são mais específicos e não se encaixam nessa categoria.
- C - LIRADS 4: Indica uma lesão provavelmente maligna, mas menos característica do que LI-RADS 5. A presença de hipervascularidade, “Wash-out” e realce da cápsula eleva a classificação para LI-RADS 5.
Para interpretar enunciados como este, é útil atentar-se às características de imagem descritas e como elas se relacionam com as classificações do LI-RADS. Ao entender essas associações, podemos determinar a probabilidade de malignidade de nódulos no fígado.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo