Suponha que um promotor público estadual tenha aberto inquér...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q411617 Direito Constitucional
Suponha que um promotor público estadual tenha aberto inquérito civil para apurar possível violação a interesses difusos relacionados à proteção do patrimônio público estadual e do meio ambiente. No curso do inquérito civil, o mesmo promotor expediu notificações por meio das quais requisitou informações e documentos relacionados ao objeto do procedimento. Ao final do inquérito civil, concluiu ter havido prática de atos que causaram dano ao patrimônio público e ao meio ambiente, motivo pelo qual propôs ação civil pública contra os responsáveis. À luz da disciplina da Constituição Federal brasileira a respeito das funções institucionais do Ministério Público, o aludido promotor

I. não poderia ter instaurado inquérito civil para apurar a existência de violação ao patrimônio público estadual, mas apenas para apurar violação ao meio ambiente.
II. não poderia ter expedido quaisquer notificações para requisitar informações e documentos relacionados ao objeto do inquérito civil, ainda que autorizado por lei complementar, uma vez que essa atribuição é exclusiva do Poder Judiciário, nos termos da Constituição Federal brasileira.
III. exerceu uma de suas atribuições ao propor ação civil pública contra os responsáveis pelo dano ao patrimônio público e ao meio ambiente.

Está correto o que se afirma em
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Comentando a questão:

I) INCORRETA. O Ministério Público pode instaurar um inquérito civil para tutelar o patrimônio público e social, o meio ambiente e os interesses difusos e coletivos, conforme art. 129, III da CF.

II) INCORRETA. É constitucionalmente previsto que o Ministério Público poderá expedir notificações com o escopo de instruir os processos administrativos de sua competência (art. 129, VI da CF).

III) CORRETA. Ao Ministério Público é conferida a atribuição de propor ação civil pública com o escopo de resguardar o patrimônio público e social, o meio ambiente e os interesses coletivos e difusos. Pensamento corroborado pelo art. 129, III da CF.

GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C








Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

alt c


Artigo 129 da Constituição Federal de 1988

Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

I - promover, privativamente, a ação penal pública, na forma da lei;

II - zelar pelo efetivo respeito dos Poderes Públicos e dos serviços de relevância pública aos direitos assegurados nesta Constituição, promovendo as medidas necessárias a sua garantia;

III - promover o inquérito civil e a ação civil pública, para a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente e de outros interesses difusos e coletivos;


Art. 129. São funções institucionais do Ministério Público:

VI - expedir notificações nos procedimentos administrativos de sua competência, requisitando informações e documentos para instruí-los, na forma da lei complementar respectiva;

Gabarito: C

LC75

Art. 6º Compete ao Ministério Público da União:

 VII - promover o inquérito civil e a ação civil pública para:

b) a proteção do patrimônio público e social, do meio ambiente, dos bens e direitos de valor artístico, estético, histórico, turístico e paisagístico.

Essa é uma questão que nem perco o meu tempo lendo o enunciado. As alternativas já me convidam a excluí-las! 

JUST...

 

MP - Ação Penal Pública (PRIVATIVA)

      - Ação Civil Pública (NÃO PRIVATIVA)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo