São indicações para realização de densitometria óssea, exce...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2636547 Medicina

São indicações para realização de densitometria óssea, exceto:

Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A alternativa E é a correta para a pergunta, pois ela identifica uma situação que não é uma indicação comum para a realização de uma densitometria óssea. Vamos entender o porquê.

A densitometria óssea é um exame diagnóstico utilizado principalmente para avaliar a densidade mineral dos ossos, ajudando a diagnosticar doenças como a osteoporose e a osteopenia. Esse exame é particularmente importante em populações que apresentam maior risco de fraturas ósseas ou perda de massa óssea.

Vamos analisar cada alternativa:

A - Indivíduos em tratamento para osteoporose, para monitoramento de sua eficácia.

Essa é uma indicação comum para densitometria óssea, pois o exame pode ajudar a avaliar a resposta ao tratamento e a possível melhora ou estabilização da densidade óssea.

B - Indivíduos que não estejam sob tratamento, porém nos quais a identificação de perda de massa óssea possa determinar a indicação do tratamento.

É uma prática recomendada, pois identificar a perda óssea em fases iniciais pode ajudar na decisão de iniciar o tratamento.

C - Adultos com antecedente de fratura por fragilidade, condição clínica ou uso de medicamentos associados à baixa massa óssea ou perda óssea.

Pessoas com histórico de fraturas ou que utilizam medicamentos que afetam a saúde óssea estão entre as indicações para o exame, pois apresentam risco aumentado de novas fraturas.

D - Mulheres na pós-menopausa ou na transição menopausal.

Nesta população, a densitometria óssea é frequentemente indicada devido à queda nos níveis hormonais que pode levar à perda óssea acelerada.

E - Homens acima dos 50 anos sem fatores de risco.

Esta é a alternativa correta para a exceção, pois homens sem fatores de risco geralmente não são encaminhados para densitometria óssea de rotina. O exame é geralmente reservado para aqueles com fatores de risco específicos.

Compreender essas nuances em relação às indicações do exame de densitometria óssea é crucial para responder corretamente à questão proposta. Espero que esta explicação tenha sido clara e útil para você!

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo