Com base na discussão apresentada por Santos (2012) na obra...
Para compreender a questão social, faz-se necessário considerar, de um lado, a exploração do trabalho pelo capital e, de outro lado, a conformação e a alienação dos trabalhadores frente a essa exploração.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Segundo Santos (p. 432, 2012) a “questão social" “é entendida como um fenômeno necessariamente hipotecado ao capitalismo. De um lado designa o crescimento da pobreza (absoluta e relativa) que, nesse modo de produção, adquire determinações singulares, já que vem acompanhado do desenvolvimento sem precedentes das forças produtivas; de outro, designa a problematização dessa situação pelas lutas de classe protagonizadas pelo movimento operário desde o século XIX. Assim é que a explicação para a pauperização acentuada que dá o mote para as lutas sociais reside na relação entre capital e trabalho regida segundo a lei geral da acumulação, em que a população de trabalhadores “livres" é sempre superior às necessidades médias de expansão do capital".
Gabarito da professora: ERRADO
Referência Bibliográfica
SANTOS, Josiane Soares. Particularidades da “questão social" no Brasil: mediações para seu debate na “era" Lula da Silva. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 111, p 430-449, jul./set. 2012.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Item: ERRADO
Qual o erro da questão ?
Não é minha área, estudando apenas para o CNU. Mas pelo comentário do professor, está errada porque é além de apenas isso que a questão trouxe. Algo muito mais complexo.
Está errado, pq não é a alienação da classe trabalhadora e sim sua consciência de classe explorada.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo