Com base na discussão apresentada por Santos (2012) na obra...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-AP Prova: Quadrix - 2022 - CRESS-AP - Agente Fiscal |
Q1993885 Serviço Social
Com base na discussão apresentada por Santos (2012) na obra Questão Social: particularidades no Brasil, julgue o item.

Para compreender a questão social, faz-se necessário considerar, de um lado, a exploração do trabalho pelo capital e, de outro lado, a conformação e a alienação dos trabalhadores frente a essa exploração. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

“O movimento por meio do qual o debate da “questão social" se consolidou entre as/os assistentes sociais aponta o essencial dessa conceituação, ou seja, o fato de a “questão social" resultar das relações de exploração do trabalho pelo capital. Entretanto, por ser a variável que provoca as respostas da classe dominante no contexto do capitalismo dos monopólios, pela via das políticas sociais, fica clara a necessidade de ampliar a compreensão em torno da “questão social" considerando‑a também em suas dimensões histórico‑concretas. Isso implica ultrapassar o nível universal do debate, referido ao modo de produção e suas categorias centrais (capital e trabalho), e apanhar as mediações próprias da formação social. Ou seja, para explicar a “questão social" no Brasil, não basta identificar as categorias centrais ao modo de produção capitalista — a relação antagônica entre capital e trabalho, por exemplo — que compõem o nível da universalidade. Há que acrescentar a esse nível a singularidade dos ­componentes dessa sociedade enquanto formação social concreta, para que se tenha condições de dimensionar suas particularidades enquanto mediações centrais das expressões da “questão social"" (SANTOS, p. 432-433, 2012).

Segundo Santos (p. 432, 2012) a “questão social" “é entendida como um fenômeno necessariamente hipotecado ao capitalismo. De um lado designa o crescimento da pobreza (absoluta e relativa) que, nesse modo de produção, adquire determinações singulares, já que vem acompanhado do desenvolvimento sem precedentes das forças produtivas; de outro, designa a problematização dessa situação pelas lutas de classe protagonizadas pelo movimento operário desde o século XIX. Assim é que a explicação para a pauperização acentuada que dá o mote para as lutas sociais reside na relação entre capital e trabalho regida segundo a lei geral da acumulação, em que a população de trabalhadores “livres" é sempre superior às necessidades médias de expansão do capital".

Gabarito da professora: ERRADO

 


Referência Bibliográfica

SANTOS, Josiane Soares. Particularidades da “questão social" no Brasil: mediações para seu debate na “era" Lula da Silva. Serviço Social e Sociedade, São Paulo, nº 111, p 430-449, jul./set. 2012.

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Item: ERRADO



Qual o erro da questão ?

Não é minha área, estudando apenas para o CNU. Mas pelo comentário do professor, está errada porque é além de apenas isso que a questão trouxe. Algo muito mais complexo.

Está errado, pq não é a alienação da classe trabalhadora e sim sua consciência de classe explorada.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo