Com base na discussão apresentada por Santos (2012) na obra ...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2022 Banca: Quadrix Órgão: CRESS-AP Prova: Quadrix - 2022 - CRESS-AP - Agente Fiscal |
Q1993886 Serviço Social
Com base na discussão apresentada por Santos (2012) na obra Questão Social: particularidades no Brasil, julgue o item.

O estudo da categoria “modo de produção capitalista” é suficiente e necessário para compreender a complexidade da questão social. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

Para resolver a questão apresentada, é importante compreender o conceito da questão social e a sua relação com o modo de produção capitalista no contexto das ciências sociais e do serviço social.

A alternativa correta é: E - errado.

O enunciado afirma que o estudo do "modo de produção capitalista" é tanto suficiente quanto necessário para compreender a complexidade da questão social. Entretanto, essa afirmação está incorreta.

Embora o modo de produção capitalista seja uma categoria fundamental para entender a dimensão econômica da questão social, ele não é suficiente por si só. A questão social é uma construção histórica e multidimensional, abrangendo aspectos políticos, culturais e sociais que também devem ser analisados para uma compreensão completa.

Por exemplo, para entender problemas como a desigualdade social e a pobreza, não basta apenas considerar a economia capitalista. Devemos também levar em conta fatores históricos, como a herança colonial, e aspectos culturais e políticos que influenciam esses fenômenos no Brasil.

Portanto, a análise da questão social deve ser multidisciplinar, integrando diferentes perspectivas e não se limitando apenas à econômica.

Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!

Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Claro que não. É necessário compreender a particularidade histórica de cada contexto social.

@resumosdoseso

Tomando essa indicação e observando o debate teórico acerca da “questão social”, sob o ângulo do marxismo, vê-se que o marco referencial é dado apenas por categorias do modo de produção (capital e trabalho). Isso coloca o debate num nível genérico evidenciando o desafio de ultrapassá-lo apanhando as mediações sócio-históricas próprias ao nível da formação social, para além das suas determinações em termos do modo de produção capitalista – como o são as categorias centrais do debate já instaurado sobre a “questão social”. Dizendo de outro modo: para explicar a “questão social” no Brasil não basta identificar as categorias centrais ao modo de produção capitalista, que compõem o nível da universalidade; há que acrescentar a esse nível a singularidade dos componentes desta sociedade enquanto formação social concreta, para que se tenha condições de dimensionar suas particularidades enquanto mediações centrais das expressões da “questão social” (p. 128-129)

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo