São características necessárias para resolução de problemas...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q770483 Estatística
São características necessárias para resolução de problemas de Programação Linear, exceto:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Características da PL:

 

Ø Proporcionalidade: a quantidade de recurso utilizado por uma dada atividade deve ser proporcional ao nível dessa atividade na solução do problema.

Ø Não negatividade: deve ser sempre possível realizar uma determinada atividade em qualquer nível não negativo.

Ø Aditividade: o custo total é a soma das parcelas associadas a cada atividade.

Ø Separabilidade: pode-se identificar, de forma separada, o custo (ou consumo de recursos) específico das operações de cada atividade.

 

Na maioria dos problemas de programação linear, as variáveis de decisão podem receber valores não negativos que satisfaçam as restrições. Existem alguns problemas em que as variáveis têm apenas valores integrais. Esses problemas não são de PL, mas muitas vezes podem ser resolvidos pelas técnicas de PL e os valores são aproximados aos números inteiros mais próximos para satisfazer as restrições.

3.2 - Formulação matemática da programação linear

 

O procedimento para formulação matemática do PL consiste nas seguintes etapas:

 

1.       Etapa 1: identifique as variáveis de decisão do problema.

2.      Etapa 2: Formule a função objetivo a ser otimizada (maximizada ou minimizada) como uma função linear das variáveis de decisão.

3.       Etapa 3: Formule as restrições do problema, como limitações de recursos, condições de mercado, interrelação entre variáveis e outros como equação linear ou inequações em termos das variáveis de decisão.

4.    Etapa 4: adicione a restrição de não negatividade para que os valores negativos das variáveis de decisão não tenham nenhuma interpretação física válida.

Como qualquer modelo em geral, o modelo de Programação Linear não se aplica a todos os casos e situações. A sua aplicação está condicionada pela verificação de alguns postulados ou hipóteses que seguidamente se explicitam.

 

Hipótese de Aditividade: Considera as atividades (variáveis de decisão) do modelo como entidades totalmente independentes, não permitindo que haja interdependência entre as mesmas, isto é, não permitindo a existência de termos cruzados, tanto na função-objetivo como nas restrições. Esta é a própria hipótese de linearidade do PPL

 

Hipótese de Proporcionalidade: O valor da função-objetivo é proporcional ao nível de atividade de cada variável de decisão, isto é, o valor da função objetivo se altera de um valor constante dada uma variação constante da variável de decisão;

 

Hipótese de Divisibilidade: Assume que todas as unidades de atividade possam ser divididas em qualquer nível fracional, isto é, qualquer variável de decisão pode assumir qualquer valor positivo fracionário. Esta hipótese pode ser quebrada, dando origem a um problema especial de programação linear, chamado de problema combinatório. ]

 

Hipótese de Certeza: Assume que todos os parâmetros do modelo são constantes conhecidas. Em problemas reais, isto é quase nunca satisfeito, em geral, constantes são estimadas. Requer uma análise de sensibilidade, sobre o que falaremos posteriormente.

 

Gabarito: Letra E

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo