Constituição-garantia é a que, além de legitimar e limitar o...
classificação e aos elementos da Constituição.
- Gabarito Comentado (1)
- Aulas (1)
- Comentários (52)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Para responder adequadamente à questão proposta, é essencial compreender o conceito de Constituição-garantia dentro da Teoria da Constituição.
A Constituição-garantia é, de acordo com a doutrina, aquela que se concentra em proteger os direitos fundamentais dos cidadãos contra abusos do Estado. Sua principal função é limitar o poder estatal e salvaguardar as liberdades individuais, garantindo a segurança jurídica e a estabilidade social.
No entanto, o erro na afirmativa da questão está na parte que menciona que a Constituição-garantia "traça um plano de evolução política e metas a serem alcançadas no futuro". Esse trecho descreve as características de uma Constituição-dirigente, que tem como objetivo não só limitar o Estado, mas também orientar e planejar o desenvolvimento político, econômico e social de uma nação.
Portanto, a afirmativa está errada (E) porque confunde os conceitos de Constituição-garantia e Constituição-dirigente. A questão exige do candidato a habilidade de distinguir entre essas duas classificações de constituições.
Para ilustrar, imagine uma Constituição que, além de proteger direitos fundamentais, estipula diretrizes claras para o crescimento econômico e o progresso social. Essa Constituição não seria uma Constituição-garantia, mas sim uma Constituição-dirigente.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Constituição-garantia é aquela cuja preocupação maior é a limitação dos poderes estatais. Isto indica que o texto constitucional preocupa-se em fixar garantias individuais frente ao Estado.
A Constituição-balanço é destinada a registrar um dado estágio de relações de poder no Estado. Descreve e registra a organização política estabelecida.
Constituição dirigente, por sua vez, é aquela que define fins, programas, planos e diretrizes para a atuação futura dos órgãos estatais.
Assim, o erro da questão é que a Constituição-garantia não traça um plano de evolução política e metas a atingir no futuro pois isto é conteúdo da Constituição dirigente.
O elemento que caracteriza uma Consituição como dirigente é a existência, no seu texto, das denominadas "normas programáticas", principalmente de cunho social.
A Constituição-garantia é Constituição negativa, construtora de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta à autoridade. Tem como principal fim a imposição de limites à ingerência estatal na esfera individual.
O enunciado descreve Constituição-Garantia
· Constituição dirigente: não se limita a organizar o poder, mas também preordena a sua forma de atuação por meio de “programas” vinculantes. É a “Constituição do dever-ser”. A nossa Constituição Federal inspirou-se no modelo da Constituição portuguesa.
"Modernamente, é frequente designar a Constituição do tipo clássico de Constituição-garantia, pois esta visa a garantir a liberdade, limitando o poder. Tal referência se desenvolveu pela necessidade de contrapõ-la à Constituição-balanço. Esta, conforme a doutrina soviética que se inspira em Lassale, é a Constituição que descreve e registra a organização política estabelecida. Na verdade, segundo essa doutrina, a Constituição regisgtraria um estágio das relações de poder. Por isso é que a URSS, quando alcançado novo estágio na marcha para o socialismo, adotaria nova Constituição, como o fez em 1924, 1936 e 1977. Cada uma de tais Constituições faria o balanço do novo estágio. Hoje muito se fala em Constituição-dirigente. Esta seria a Constituição que estabeleceria um plano para dirigir uma evolução política. Ao contrário da Constituição-balanço que refletiria o presente (o ser), a Constituição-programa anunciaria um ideal a ser concretizado. Esta Constituição-dirigente se caracterizaria em consequencia de normas programáticas (que para não caírem no vazio reclamariam a chamada inconstitucionalidade por omissão...). A ideia de Constituição-dirigente é sobremodo encarecida por juristas de inspiração marxista, como o português Canotilho, que desjam prefigurar na Constituição a implantação progressora de um estado socialista, primeiro, comunista, a final".
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo