De acordo com Berti e Berti (2011) a diferença entre os valo...
- Gabarito Comentado (0)
- Aulas (3)
- Comentários (3)
- Estatísticas
- Cadernos
- Criar anotações
- Notificar Erro
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Equação Fundamental do Patrimônio:
A= P + PL ; logo -》 PL: A - P ( PL será o valor residual dos ativos após deduzidos todos os passivos)
Letra (A)
A. CORRETA: o PL é a participação residual nos ativos da entidade após a dedução de todos os seus passivos.
B. INCORRETA: Investimentos são as participações permanentes em outras sociedades e os direitos de qualquer natureza, não classificáveis no ativo circulante, e que não se destinem à manutenção da atividade da empresa.
C. INCORRETA: Análise de balanço é uma técnica contábil que, através de índices, traz informações sobre a situação financeira da empresa.
D. INCORRETA: Avaliação patrimonial é a apreciação dos itens que compõem o patrimônio da empresa (ativo e passivo).
E. INCORRETA: o Fato contábil é um acontecimento que provoca alteração qualitativa e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, diferente do ato administrativo.
Gabarito A
De acordo com Berti e Berti (2011) a diferença entre os valores do ativo (bens e direitos) e do passivo (obrigações) de uma entidade, em determinado momento, em contabilidade básica, denomina-se: Patrimônio líquido.
Patrimônio líquido é a diferença entre os valores do ativo e do passivo de uma entidade em determinado momento. OU SEJA PATRIMONIO LIQUIDO = BENS + DIREITOS - OBRIGAÇÕES. Isso ocorre porque o ativo representa todos os recursos controlados pela entidade, ATIVO=(bens e direitos), enquanto o passivo representa todas as suas obrigações (dívidas e compromissos) PASSIVO=OBRIGAÇÕES.
Assim, quando subtraímos o passivo do ativo, obtemos o patrimônio líquido, que é a medida do valor residual dos ativos da entidade após a liquidação de todas as suas obrigações. Em outras palavras, é o valor que teoricamente restaria para os proprietários da entidade se todos os seus passivos fossem pagos com os recursos do ativo.
O patrimônio líquido é uma medida importante da saúde financeira e da posição patrimonial da entidade, pois representa o valor que pertence aos proprietários da empresa, também conhecidos como acionistas ou sócios, após o pagamento de todas as obrigações. Ele é fundamental para a análise financeira e para a tomada de decisões, pois indica a capacidade da empresa de gerar valor para os seus proprietários.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo