A sequência textual em que está escrito o texto 01 é:

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Ano: 2017 Banca: IDIB Órgão: CRO-BA Prova: IDIB - 2017 - CRO-BA - Analista Administrativo |
Q827839 Português
A sequência textual em que está escrito o texto 01 é:
Alternativas

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

O último parágrafo me levou a concluir que é argumentativo, pois tenta convencer o leitor de que apesar da crise, há perspectiva de crescimento e geração de oportunidades no setor de TI.

 

TEXTO DISSERTATIVO-ARGUMENTATIVO: tem como objetivo convencer alguém das nossas ideias. Deve ser claro e ter riqueza lexical, podendo tratar qualquer tema ou assunto.

A linguagem utilizada, normalmente, é objetiva impessoal.

O texto dialogal tem a especificidade de ser um texto cogerido, na medida em que é produzido por, pelo menos, dois locutores: aquilo que um locutor diz tem de vir a propósito do que o outro disse; os interlocutores, à vez, concordam, discordam, generalizam, exemplificam, justificam, concluem, particularizam, etc.

Alguns exemplos de discursos em que o protótipo dialogal é dominante: a entrevista, o debate, a reunião de trabalho, etc.

O texto dialogal caracteriza-se por integrar turnos (ou tomadas de vez) de índole fática — são os turnos de abertura e de fechamento; ex.:

Abertura
«— Olá!»
«— Então, tudo bem?»
«— Boa tarde.»
«— Por favor.»

Fechamento
«— Adeus, porta-te bem.»
«— Até à próxima.»
«— Obrigado. Passe bem.»

Entre a abertura e o fechamento há o corpo da intera(c)ção, composto pelos movimentos de pergunta-resposta.

Fonte: https://ciberduvidas.iscte-iul.pt/consultorio/perguntas/texto-dialogal/20418

 

 

DISSERTAÇÃO-ARGUMENTAÇÃO (DEFENDER UM PONTO DE VISTA):  Um texto dissertativo-argumentativo faz a defesa de ideias ou um ponto de vista do autor. O texto, além de explicar, também persuade o interlocutor, objetivando convencê-lo de algo. Caracteriza-se pela progressão lógica de ideias. Geralmente utiliza linguagem denotativa. É tipo predominante em: sermão, ensaio, monografia, dissertação, tese, ensaio, manifesto, crítica, editorial de jornais e revistas.

Só existe argumentação porque há a possibilidade de discordância, assim há alguém para ser convencido, justificando o trabalho de uma argumentação para defender de modo convincente um determinado ponto de vista. Não há imparcialidade na dissertação argumentativa, assim o aluno que não se posiciona, que fica "em cima do muro", seja por insegurança ou por medo de desagradar a banca, comete um grave erro.

O texto injuntivo ou instrucional está pautado na explicação e no método para a concretização de uma ação, ou seja, indicam o procedimento para realizar algo, por exemplo, uma receita de bolo, bula de remédio, manual de instruções, editais e propagandas.

Com isso, sua função é transmitir para o leitor mais do que simples informações, visa sobretudo, instruir, explicar, todavia, sem a finalidade de convencê-lo por meio de argumentos.

A partir disso, note que são textos o quais incitam a ação dos destinatários, controlando, assim, seu comportamento, ao fornecer instruções e indicações para a realização de um trabalho ou a utilização correta de instrumentos e/ou ferramentas.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo