O transplante de medula óssea é um procedimento rápido, como...

Próximas questões
Com base no mesmo assunto
Q2170459 Biologia
O transplante de medula óssea é um procedimento rápido, como uma transfusão de sangue, e dura em média duas horas, com o objetivo de reconstituição de uma nova medula saudável. Considerando-se isso, assinalar a alternativa que preenche as lacunas abaixo CORRETAMENTE:
É na medula óssea que se localizam as ____________hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o____________ (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula. 
Alternativas

Gabarito comentado

Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores

A questão traz um trecho com lacunas a serem preenchidas sobre a medula óssea e o que originam, pedindo a alternativa que indique corretamente o preenchimento dessas lacunas. A medula óssea é um tecido gelatinoso formada por células-tronco hematopoiéticas e capilares sinusóides, e que forma todos os elementos do sangue: glóbulos vermelhos (eritrócitos ou hemácias), glóbulos brancos (linfócitos e leucócitos) e plaquetas. Ela é encontrada na parte interna dos ossos – tutano. Os eritrócitos, ou hemácias, se formam na medula óssea através da estimulação da eritropoetina, hormônio do processo de eritropoiese. As células-tronco são capazes de se diferenciar em células de diferentes tecidos do corpo, com funções especializadas. O zigoto é uma célula totipotente, podendo originar tecidos e especializações a partir das diversas divisões celulares que ocorrem durante o desenvolvimento embrionário. Elas são indiferenciadas, capazes de se autorrenovar e de regenerar e recuperar órgãos e tecidos que estejam lesionados. A mitocôndria é uma organela presente em células eucariontes que é responsável pela respiração celular e fornecimento de energia, com DNA mitocondrial. Na respiração, diversas oxidações ocorrem (desidrogenações, descarboxilações e a fosforilação, formando então o ATP). (Soares, José L. Biologia no terceiro milênio. 1ª ed. São Paulo: Scipione, 1998; Linhares, S.; Gewandsznajder, F.; Pacca, H. Biologia Hoje. 3ª ed. São Paulo, SP. Ed. Ática, 2016)

DICA: última frase do trecho → células que são substituídas no transplante de medula.


Fonte da imagem: site megatimes.com.br


Preenchendo as lacunas:
É na medula óssea que se localizam as células-tronco  hematopoiéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula. 


A) mitocôndrias | sangue. Incorreta. As mitocôndrias se localizam dentro de células e são responsáveis pelo fornecimento de energia e respiração celular, não são substituídas em transplante de medula.

B) células-tronco | sangue. CORRETA. As células-tronco hematopoiéticas se localizam na medula óssea e geram todo o sangue (glóbulos vermelhos, brancos e plaquetas), sendo essas substituídas no transplante.

C) mitocôndrias | linfoblasto. Incorreta. As mitocôndrias se localizam dentro de células e são responsáveis pelo fornecimento de energia e respiração celular, não são substituídas em transplante de medula; o linfoblasto é um linfócito (glóbulo branco) imaturo.

D) células-tronco | linfoblasto. Incorreta. O linfoblasto é um linfócito (glóbulo branco) imaturo, apenas um dos elementos formados pelas células-tronco.



Gabarito do Professor: B



Clique para visualizar este gabarito

Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo

Comentários

Veja os comentários dos nossos alunos

Questão: É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sangue (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas são as células substituídas no transplante de medula. 



É na medula óssea que se localizam as células-tronco hematopoéticas, responsáveis pela geração de todo o sistema sanguíneo (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas). Essas células são substituídas no transplante de medula.

A medula óssea é responsável pela produção das células do sangue, incluindo os glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Essas células são geradas a partir das células-tronco hematopoéticas presentes na medula óssea. No transplante de medula óssea, as células-tronco saudáveis de um doador compatível são transferidas para o paciente, substituindo as células defeituosas ou danificadas. Isso ajuda a restaurar a função normal do sistema sanguíneo.

Clique para visualizar este comentário

Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo