Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti são exemp...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa correta é a C.
As figuras de Tarsila do Amaral, Anita Malfatti e Di Cavalcanti são extremamente importantes no contexto da arte e cultura brasileira, especialmente dentro do movimento do Modernismo. O Modernismo brasileiro foi um movimento que buscou romper com as tradições acadêmicas e europeias, promovendo uma arte mais ligada às raízes e à realidade brasileira.
Tarsila do Amaral, por exemplo, é conhecida por obras que celebram a brasilidade, como "Abaporu" e "A Negra". Sua pintura é caracterizada por cores vivas e formas simplificadas, refletindo uma estética inovadora para a época.
Anita Malfatti foi pioneira na introdução das vanguardas europeias no Brasil. Seu trabalho “A Boba” causou grande polêmica e foi um dos catalisadores da Semana de Arte Moderna de 1922, um marco do Modernismo no país.
Di Cavalcanti era conhecido por retratar o cotidiano brasileiro, especialmente a vida urbana e as festas populares. Suas obras são ricas em cores e apresentam uma visão humanista do Brasil.
Portanto, a alternativa C está correta porque esses artistas foram pintores que participaram do Modernismo brasileiro e contribuíram significativamente com obras importantes para a nossa pintura.
As demais alternativas não são corretas porque:
A - Esses artistas não são cantores da nova geração brasileira.
B - Eles não são escritores do movimento literário denominado realismo fantástico.
D - Eles não são atores do Teatro Brasileiro de Comédia (TBC).
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
"Principais artistas da Semana de Arte Moderna de 1922
Arquitetos: Antonio Moya, Georg Przyrembel.
Escritores: Afonso Schmidt, Agenor Barbosa, Álvaro Moreyra, Elysio de Carvalho, Graça Aranha, Guilherme de Almeida, Luiz Aranha, Mario de Andrade, Menotti del Picchia, Oswald de Andrade, Ronald de Carvalho, Sérgio Millet, Tácito de Almeida.
Escultores: Wilhelm Haarberg, Hildegardo Leão Velloso, Victor Brecheret.
Músicos: Alfredo Gomes, Ernani Braga, Fructuoso Viana, Guiomar Novais, Heitor Villa-Lobos, Lucília Guimarães, Paulina de Ambrósio.
Pintores: Anita Malfatti, Antonio Paim Vieira, Emiliano Di Cavalcanti, Ferrignac, John Graz, Tarsila do Amaral,Vicente do Rego Monteiro, Yan de Almeida Prado, Zina Aita."
Veja mais em: https://brasilescola.uol.com.br/literatura/semana-arte-moderna-1922.htm
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo