No que se refere ao debate apresentado nos Parâmetros para ...
Cabe ao órgão gestor da política de assistência social padronizar as rotinas e os procedimentos de intervenção para os profissionais que atuam nessa política.
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
Gabarito da professora: ERRADO
Referência Bibliográfica
CFESS. Parâmetros para atuação de assistentes sociais na Política de Assistência Social. Série Trabalho e projeto profissional nas políticas sociais. Brasília-DF, 2011.
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Cartilha - Conselho Federal de Serviço Social
Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social
Apresentação, p. 4
A expansão da política de assistência social vem demandando cada vez mais a inserção de assistentes sociais comprometidos/as com a consolidação do Estado democrático dos direitos, a universalização da seguridade social e das políticas e o fortalecimento dos espaços de controle social democrático. Isso requer o fortalecimento de uma intervenção profissional crítica, autônoma, ética e politicamente comprometida com a classe trabalhadora e com as organizações populares de defesa de direitos.
Esses parâmetros têm como pressuposto que a definição de estratégias e procedimentos no exercício do trabalho deve ser prerrogativa dos/as assistentes sociais, de acordo com sua competência e autonomia profissional. Isso significa que NÃO cabe ao órgão gestor estabelecer padronização de rotinas e procedimentos de intervenção, pois o trabalho profissional requer inventividade, inteligência e talento para criar, inventar, inovar, de modo a responder dinamicamente ao movimento da realidade.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo