O traumatismo crânio encefálico (TCE) é qualquer lesão deco...
Gabarito comentado
Confira o gabarito comentado por um dos nossos professores
A alternativa D é a incorreta e abaixo vou explicar o porquê, além de comentar sobre as demais alternativas.
O assunto da questão é o Traumatismo Crânio Encefálico (TCE), uma condição que pode resultar de traumas externos e que pode causar alterações anatômicas e funcionais no crânio e cérebro. O conhecimento necessário para responder a essa questão inclui entender a fisiologia cerebral, especialmente em relação à pressão intracraniana (PIC) e a Escala de Coma de Glasgow (GCS), além de reconhecer sinais clínicos de fraturas cranianas.
D - A alternativa correta (incorreta na questão): O erro está na definição de trauma craniencefálico leve. Segundo os critérios geralmente aceitos, um trauma craniencefálico leve está associado a um escore de 13 a 15 na GCS, e não de 11 a 15. Um escore entre 11 e 12 indica um trauma moderado, enquanto abaixo de 8 indica um trauma grave.
A - Alternativa correta: Esta afirmação está correta ao descrever a relação entre a PIC elevada e a redução da perfusão cerebral, que pode levar à isquemia. Valores normais de PIC são tipicamente em torno de 10 mm Hg, e valores acima de 20 mm Hg são preocupantes.
B - Alternativa correta: Esta opção aborda corretamente como um trauma grave pode comprometer a auto-regulação pressórica do cérebro. Tanto pressões muito baixas quanto muito altas são perigosas, podendo causar isquemia ou edema cerebral, respectivamente.
C - Alternativa correta: Os sinais clínicos mencionados, como olhos de guaxinim e sinal de Battle, são indicativos clássicos de fraturas da base do crânio. A presença de rinorréia ou otorréia pode sugerir vazamento de líquor.
Gostou do comentário? Deixe sua avaliação aqui embaixo!
Clique para visualizar este gabarito
Visualize o gabarito desta questão clicando no botão abaixo
Comentários
Veja os comentários dos nossos alunos
Gravíssimo: 3
Grave: < 8
Moderada: 9-12
Leve: 13 - 15 na GCS
Brunner:
A) Pressão normal de 0 a 10, sendo 15 mmHg como limite superior da normalidade.
Tanto a letra "a" quanto a "d" em relação aos números apresentados estão erradas. Pois no TCE 15 mmHg jé é classificado como limite para a elevação da pressão, e não 20 mmHg.
Essa questão de PIC é baseado apenas na bibliografia utilizada pela banca. Vários autores expõe valores diferentes, então não tem como dizer se está certo ou errado. De acordo com o Brunner, está incorreto, mas já li em outras referências valores bem diferentes.
Os valores da PIC, dentro de valores normais (10 a15 mmHg).
Manual de medicina intensiva : AMIB, 2014.
Clique para visualizar este comentário
Visualize os comentários desta questão clicando no botão abaixo